Encontro aconteceu nesta terça-feira (11/02) para celebrar Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado nesta terça-feira (11/02), o projeto Inova Agroecologia Maricá fez uma visita guiada exclusiva para elas no Horto da Agrobiodiversidade. O grupo formado por universitárias, jovens profissionais e funcionárias da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Maricá pôde conferir o trabalho de pesquisa e promoção da produção de alimentos orgânicos e flores na Fazenda Pública Joaquín Piñero.
O projeto é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e promove a produção saudável e sustentável em pequenas propriedades da cidade, principalmente entre cooperativados e agricultores familiares.

Para Fernanda Garcia, engenheira agrônoma do projeto, esse encontro foi importante para relembrar que as mulheres podem fazer parte da ciência de maneira igualitária, principalmente no ramo da agricultura e da agronomia.
“Aqui em Maricá, temos muitas engenheiras agrônomas atuando nos projetos e coordenando equipes. De uma forma geral, vemos também uma atuação muito expressiva de mulheres na agricultura, contribuindo de maneira efetiva para o desenvolvimento de tecnologias e de técnicas que vão ser aplicáveis e trazer retorno à sociedade. Então é um dia bem importante para todas nós mulheres, hoje reafirmamos nossa participação como profissionais da sociedade”, avaliou Fernanda.
O grupo foi recebido, ainda, pela engenheira agrônoma Lívea Bilheiro, que também atua no projeto:
“Foi um grande prazer apresentar o trabalho desenvolvido pelo Inova para as mulheres da ciência nesta data tão especial”, celebrou.
Visitação

A visitação ao Inova Agroecologia Maricá faz parte da agenda de comemoração da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Maricá ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
Na segunda-feira (10/02), as participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns projetos voltados à ciência na teoria. Já na terça-feira (11/02), foi o momento de conhecer na prática algumas das ações desenvolvidas na cidade. Durante a visita guiada, elas degustaram pitayas, bananas e outros alimentos plantados no Horto da Agrobiodiversidade. Além disso, conheceram de perto o cultivo de cana-de-açúcar, batata-doce, abóbora, pimenta e feijão.

A nutricionista recém-formada e beneficiada pelo programa Passaporte Universitário da prefeitura de Maricá, Rosangela de Sá, disse ter ficado muito feliz com o que conheceu:
“Estou encantada com esse Horto, porque aqui tem várias diversidades de alimentos e tudo natural, sem agrotóxico. Minha dica para vocês é conhecer esse lugar maravilhoso aqui em Maricá, vale muito a pena”, analisou Rosangela.