Ex-alunos e estudantes do último ano do programa Passaporte Universitário poderão aprender novas perspectivas de carreira na Escola de Startup
Lançado nesta segunda-feira (18/03), o Passaporte Empreendedor é o mais novo programa de formação que vai capacitar maricaenses em parceria com a Escola de Startup de Maricá. O programa é voltado para ex-alunos e estudantes do último ano do programa Passaporte Universitário. A ideia é incentivar a abertura de novos negócios.
Trata-se de iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Formação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Moradora de Itaipuaçu, a estudante do 8º período de Serviço Social, Elaine Jesus, foi uma das universitárias do Passaporte Universitário que se interessaram em fazer a inscrição para ver novas possibilidades dentro da profissão que escolheu seguir.
“Vim a convite do Passaporte Universitário para entender como funciona o programa focado no empreendedorismo que pode dar muitas novas visões de mercado para diferentes profissões. No meu caso é o serviço social, mas aqui temos colegas das graduações de psicologia, economia, engenharia entre muitas outras e buscam diferentes possibilidades. É uma boa iniciativa”, comentou Elaine.
Nova etapa
O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, lembrou que o programa é uma extensão da Escola de Startup, uma das ações que a Codemar criou por meio do Parque Tecnológico e do Galpão Tecnológico.
“Mais uma etapa que a gente está concluindo e abrindo um novo ciclo aqui no nosso Galpão Tecnológico. Temos agora a implementação de uma metodologia muito mais adaptada à realidade de Maricá para dar toda a atenção a essas empresas que estão sendo incubadas aqui e também aos desdobramentos da Escola de Startup”, explicou o presidente.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Formação de Maricá, Adriana Costa, celebrou a aula magna com os alunos e ex-alunos do Passaporte Universitário, que agora também fazem parte do Passaporte Empreendedor.
“O Galpão Tecnológico e a Codemar têm tudo a ver com todo esse projeto que a gente desenvolveu. Os alunos irão entrar para o Galpão, ter aulas com a equipe da Universidade Federal Fluminense para que a gente possa desenvolver cada vez mais essa capacidade acadêmica que eles tiveram na universidade, transformando isso no trabalho futuro deles”, comentou.
Múltiplas competências
Os participantes estudarão com metodologia de ensino pautada na construção, durante o curso, de um produto final que incentive os alunos ao desenvolvimento de um negócio sólido. A carga horária é de 56 horas, sendo 14 encontros de 4 horas de maneira presencial no Galpão Tecnológico com professores da UFF.
“É um curso de empreendedorismo com metodologia de financiamento e plano de negócio, para que esses egressos e universitários que têm interesse em empreender possam construir essas múltiplas competências para alcançar o resultado dos seus negócios”, ressaltou o diretor de Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Motta Di Filippo.
Ele ainda acrescentou que a ação está dentro da estratégia de atrair as políticas públicas importantes da cidade e, por meio da Codemar, fomentar e impulsionar essas políticas, assim como a do Passaporte Universitário.