No sábado (22/11), a Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), firmou um Protocolo de Intenções com a China.
O acordo estabelece as bases para uma cooperação técnica internacional e uma parceria estratégica de longo prazo. O projeto prevê a instalação, em Maricá, de uma unidade industrial para montagem e futura fabricação nacional de máquinas agrícolas inteligentes.
Em uma primeira fase, kits desmontados serão importados da China, com nacionalização progressiva de peças. A meta é que a planta em Maricá produza milhares de máquinas por ano, gerando empregos qualificados e fortalecendo a cadeia produtiva local. Trata-se de uma parceria pública, privada e popular com a China para o desenvolvimento de tratores voltados à agricultura familiar.

“Esse Protocolo é um marco para a cidade, um marco de desenvolvimento econômico de Maricá. Certamente, vai gerar muito progresso e oportunidades. É superimportante esse tipo de protocolo para que a gente possa, de fato, começar o desenvolvimento do nosso polo industrial aqui em Maricá”, acrescentou o diretor de Planejamento da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Julio Urdangarin.
“Queremos construir em Maricá uma economia pós-petróleo real. Hoje é um dia histórico: lançamos a pedra fundamental da primeira fábrica de tratores da China no Brasil. Contribuição ao país: tratores para agricultura familiar. Revolução na agricultura familiar: pequenos tratores modernizam o trabalho, hoje feito com ferramentas rústicas. Gera emprego, impostos e fortalece a economia local. Parceria público-privada-popular: é o futuro”, afirmou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá.
O Protocolo inclui transferência de tecnologia para fortalecer a engenharia nacional e ampliar a mecanização agrícola no Brasil, beneficiando agricultores familiares e pequenos e médios produtores. A iniciativa pode abrir caminho para novas unidades industriais no país, posicionando Maricá como polo de inovação e mecanização agrícola.







