Maricá mostra projetos inovadores na principal feira de investimentos imobiliários do mundo

A Codemar leva para a Mipim, na França, o seu novo fundo com áreas de preservação e infraestrutura

Maricá está participando da Mipim, considerada a principal feira imobiliária do planeta, que começa nesta terça-feira (12) e vai até sexta-feira, em Cannes, na França. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) vai apresentar o seu Fundo de Investimento Imobiliário, lançado recentemente pela empresa, em busca de recursos para a cidade e a população.

Com o diferencial de investimento em sustentabilidade e conservação do meio ambiente, a pasta de projetos da companhia deve alcançar destaque no mercado europeu, muito preocupado com a agenda ESG (do inglês Ambiental, Social e Governança).

“Vamos apresentar o nosso Fundo Imobiliário, a Mumbuca Verde e projetos que estão sendo elaborados para serem implantados em áreas que pertencem à Codemar, como é o caso do Complexo Hoteleiro, o Centro de Valorização e Tratamento de Resíduos de Inoã”, explica Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, que está a caminho de Cannes.

“Também vamos mostrar o complexo turístico e cultural ‘Samba, futebol e caipirinha’, perto da Pedra de Inoã, um projeto idealizado pelo deputado federal Washington Quaquá”, acrescenta.

Estande da Codemar na Mipim, mais relevante feira de investimento imobiliário do mundo, na França. Foto: divulgação

Negócios

A expectativa em torno das negociações é grande porque os produtos apresentados estão completamente alinhados com aquilo que existe de mais moderno na discussão política dos organismos da ONU sobre diminuição dos gases de efeito estufa e títulos de preservação e serviços ambientais, que é o caso da Mumbuca Verde.

“O mercado europeu se preocupa com a descarbonização, com a diminuição dos gases de efeito estufa. O nosso Mumbuca Verde e as nossas propostas do Fundo Imobiliário, todas sustentáveis, com certeza serão uma grande novidade”, avalia Hamilton Lacerda.

Os projetos

O Mumbuca Verde é um mercado de créditos ambientais que funciona com a comercialização de Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS). A Codemar gera UCS a partir de áreas de sua propriedade onde há Mata Atlântica conservada. Empresas podem comprar essas UCS para mitigar o impacto ambiental do seu negócio e emitir, com eles, títulos verdes que abrem portas para mercados preocupados com a preservação do meio ambiente.

Bruno Gagliasso visitou uma das áreas do Mumbuca Verde. Ator e ativista é grande incentivador. Foto de Ederson Porto

A Codemar tem, ainda, projetos imobiliários como a construção de um complexo hoteleiro próximo ao Aeroporto de Maricá, voltado principalmente a viajantes a trabalho e negócios. O empreendimento inclui lojas e restaurantes.

Outro projeto que vai impactar positivamente o meio ambiente é o Centro de Valorização e Tratamento de Resíduos que será construído num terreno na Avenida Gilberto Carvalho, em Inoã, num acesso a Itaipuaçu, no meio das áreas mais populosas da cidade.

A feira

Nesta edição de 2024, mais de 90 países participam da Mipim, atraindo os olhos de investidores globais e dos maiores fundos soberanos do planeta, em busca de negócios rentáveis e, claro, que tenham cuidado com a agenda ESG. O encontro acontece de 12 a 15 de março, no Palais des Festivals, em Cannes, na França. Nos quatro dias de eventos, é estimada a presença de mais de 6.500 investidores visitando os mais de 300 estandes, como o ocupado por Maricá e Codemar.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...