Maricá negocia campus de universidade federal em fazenda da Codemar

Parceria com a UFRRJ visa oferecer cursos tecnológicos e mestrado em agroecologia

Maricá negocia a construção de um campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) numa parceria da instituição com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A intenção é disponibilizar cursos técnicos e mestrados no município através de trabalho conjunto entre as duas instituições, que já colaboram com os projetos Inova Agroecologia Maricá e Farmacopeia Mari’ká.

“A proposta de criação do campus Avançado de Inovação Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é de que ele seja implantado na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, uma propriedade da Codemar onde já é desenvolvida pesquisa e cultivo de plantas medicinais no projeto Farmacopeia Mari’ká”, explicou o professor João Araújo, responsável pelo projeto.

Na fazenda serão construídos pelo menos quatro laboratórios focados em fitoterápicos, inovação, insumo farmacêutico ativo e qualidade, além de salas de aula. O espaço receberá alunos de cursos de graduação técnicos e também de mestrado em agricultura orgânica.

A Fazenda Nossa Senhora do Amparo. Foto: Leonardo Fonseca

Farmacopeia Mari’ká

A Fazenda Nossa Senhora do Amparo fica no bairro do Caju e conta com campos de cultivo, viveiro de mudas e estufas automatizadas onde são produzidas as plantas medicinais utilizadas pelo projeto Farmacopeia Mari’ká. O programa tem a missão de promover o uso de fitoterápicos na rede SUS de Maricá e também de abrir caminho para novos negócios na cidade, como fornecedora de insumos para a indústria farmacêutica e de cosméticos.

A Fazenda Nossa Senhora do Amparo, da Codemar. Foto: Leonardo Fonseca

Para produzir plantas medicinais, o cultivo precisa ser totalmente orgânico, sem uso de agrotóxicos e outras substâncias que poderiam contaminar o medicamento. A Fazenda Nossa Senhora do Amparo foi a primeira da cidade a conseguir a certificação orgânica.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...