Maricá terá plataforma digital para denúncias de violência contra mulher

ElaProtegida garante sigilo, acesso rápido e acompanhamento do caso

No Dia Internacional da Mulher a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá(Codemar), assinou um protocolo de intenções  para oferecer a ferramenta digital ElaProtegida, que disponibiliza de forma simples, rápida e segura a realização de denúncias de violência contra a mulher, fortalecendo as formas de denúncia, prevenção e monitoramento de casos.

Imagem: Leonardo Fonseca

“É um dia de comemoração, mas também de reflexão. É um dia de luta também contra violência praticada contra as mulheres que,  infelizmente, é uma realidade do nosso país e não podemos fechar os olhos pra isso”, disse  a diretora de Planejamento da Codemar, Margareth Raquel.

“Hoje anunciamos uma ferramenta que vai para além de uma solução tecnológica.  Este  é o compromisso da Codemar: usar a tecnologia como aliada na defesa de direitos da mulher”,  acrescentou.

A plataforma se somará às políticas públicas já exercidas, fortalecendo as formas de denúncia, prevenção e monitoramento de casos de violência contra a mulher, representando um avanço significativo para a gestão pública em termos de proteção e apoio às mulheres em situações de violência.

A plataforma digital garante discrição para realização de denúncias de violência doméstica e violência extrafamiliar (exemplo: assédio no trabalho ou no transporte público) pelas vítimas ou testemunhas, bem como eficiência na gestão integrada dos atendimentos e encaminhamentos para os órgãos e equipamentos da rede de enfrentamento, além de permitir o cálculo de risco de vida de cada vítima para priorizar atendimentos e oferecer um dashboard completo para melhor tomada de decisões baseadas em evidências.

Imagem: Leonardo Fonseca

“Não é uma data só de celebrações. Muitas de nós ainda sofremos com a violência doméstica, de gênero e feminicídio que nos mata diariamente”, disse a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda

A previsão de lançamento do ElaProtegida está marcada para maio. Funcionará como uma plataforma digital acessível via navegador da web em dispositivos como computadores, tablets e smartphones.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...