Ministro sobrevoa área do futuro porto de Maricá e reforça apoio do Governo Federal

Aeroporto de MaricáMinistro sobrevoa área do futuro porto de Maricá e reforça apoio do...

Construção começa neste primeiro semestre

O ministro em exercício da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, realizou neste sábado (11/01), uma visita técnica na área onde será construída a região portuária de Maricá, em Jaconé. Acompanhado do vice-prefeito João Maurício; do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda; e do diretor da DTA Engenharia Portuária e Ambiental, Rodrigo Ruic; o ministro sobrevoou a área e participou de uma coletiva de imprensa no Aeroporto de Maricá.

A visita técnica teve como objetivo avaliar o potencial da região para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e logística. Durante a coletiva de imprensa realizada após o sobrevoo com o helicóptero Bell 407GX, o ministro Olavo Noleto destacou a importância da parceria entre os governos para impulsionar o crescimento econômico da região.

“Maricá é um exemplo de políticas públicas inovadoras. Visitamos agora a área que vai abrigar o porto da cidade e vai diversificar e potencializar de maneira enorme a economia. Vim conhecer de perto e trazer o total apoio do Governo Federal neste projeto”, afirmou.

O vice-prefeito João Maurício agradeceu a visita do ministro e ressaltou a importância dos investimentos para o desenvolvimento de Maricá.

“A construção é uma prioridade do prefeito Washington Quaquá. Acho que é um empreendimento fundamental para além da geração de emprego e renda da cidade. Maricá tem uma posição estratégica no mapa do Estado do Rio de Janeiro e com certeza o Porto, o TPN, o (Terminal Ponta Negra) vai ser fundamental na consolidação da política de óleos e gás do Brasil”, destacou.

Segundo ele, na próxima semana uma reunião com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, irá definir a estruturação do negócio.

Gigante projeto portuário

O empreendimento, intitulado Terminais Ponta Negra, mais conhecido como Porto de Jaconé, será instalado em uma área de 5,6 milhões de m² e representa um investimento privado de R$ 12 bilhões. A primeira etapa, com investimento de R$ 2,5 bilhões, prevê a construção de três berços para operações STS (Ship to Ship), que é a transferência de cargas de petróleo e derivados de um navio diretamente para outro, sem passar por qualquer estrutura em terra.

“A ideia é uma atividade privada e que o município de Maricá seja sócio desse empreendimento através da Codemar, cumprindo seu papel de buscar o desenvolvimento econômico do mercado futuro.
O importante é essa parceria que nasce consolidada, que o prefeito vem acompanhando de forma prioritária, pois entende que o projeto é, sem dúvida, a questão econômica mais importante para a cidade de Maricá, no presente e no futuro”, explicou o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

De acordo com o diretor da DTA Engenharia Portuária e Ambiental, Rodrigo Ruic, se passaram 13 anos desde a aquisição da área em 2011.

“É uma luta muito grande colocar de pé no Brasil um projeto de infraestrutura desta proporção. Além da Codemar, a gente tem também conversas com outras empresas estrangeiras que vão fazer parte desse grupo e estamos muito alinhados com o cronograma que a gente está colocando nesse desafio para começar as obras o quanto antes”, reforça.

Impactos positivos para a região

O porto de Maricá, além de impulsionar o desenvolvimento da indústria naval petrolífera, transformará a região em uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), gerando cerca de 13 mil empregos diretos e indiretos. A área marítima, localizada ao lado do Costão de Ponta Negra, abrange o antigo Campo de Golf da família Marinho.

Relato de Prevenção

O Relato de Prevenção (Relprev) é um canal destinado a receber informações de pessoas que desejem comunicar um evento, uma ocorrência, condição ou alguma circunstância com potencial para afetar a segurança operacional das atividades aeroportuárias. 

As informações podem ser enviadas de forma anônima. Se preferir se identificar, fornecendo dados pessoais e de contato, nossa equipe do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) do Aeroporto de Maricá (SBMI) entrará em contato para informar as medidas e ações adotadas em resposta ao seu relato.

Lembrando que o Relprev tem caráter não punitivo e os relatos recebidos são tratados com confidencialidade e seriedade. 

Para fazer seu relato, preencha o formulário abaixo:







    Notícias Aero

    Entrega de Certificados: um passo importante para o desenvolvimento

    Sanemar e Codemar unem forças para capacitar servidores públicos Nesta quarta-feira (30/07), a Sanemar e a Codemar entregaram os certificados do curso de Licitações e...

    Caminho das Artes: Maricá se prepara para um novo espaço de lazer e cultura

    Três museus e muito mais: o projeto que vai transformar a orla de Cordeirinho A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de...

    Aeroporto de Maricá passa por avaliação técnica do Decea e avança em tecnologia inédita...

    Primeira vistoria do departamento, em junho, teve objetivo de avançar na validação de operação do sistema; aeroporto também testa sistema de detecção de drones O...

    Aeroporto de Maricá avança em sustentabilidade com ações ambientais integradas

    Gestão é baseada nos três pilares: sociedade, insumo e externalidade. O local integra o ranking de Aeroportos Sustentáveis da ANAC Nos últimos anos, o Aeroporto...

    Aeroporto de Maricá abre licitação para concessão de uso de novos hangares

    Processo acontece no dia 03/07 e instalações fazem parte da obra de ampliação do local O Aeroporto de Maricá está na reta final das obras...

    Programas

    Arena da Barra

    Desde 2019, a Codemar investe no Handebol de Praia em Maricá, numa parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Além da construção da...

    Polo Avançado de Inovação Tecnológica da UFRRJ em Maricá

    O Polo Avançado de Inovação Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Maricá, na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no...

    Horta Comunitária do Manu Manuela

    A Horta Comunitária do Manu Manuela funciona em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e com as Secretarias de Economia Solidária...