Ministro sobrevoa área do futuro porto de Maricá e reforça apoio do Governo Federal

Aeroporto de MaricáMinistro sobrevoa área do futuro porto de Maricá e reforça apoio do...

Construção começa neste primeiro semestre

O ministro em exercício da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, realizou neste sábado (11/01), uma visita técnica na área onde será construída a região portuária de Maricá, em Jaconé. Acompanhado do vice-prefeito João Maurício; do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda; e do diretor da DTA Engenharia Portuária e Ambiental, Rodrigo Ruic; o ministro sobrevoou a área e participou de uma coletiva de imprensa no Aeroporto de Maricá.

A visita técnica teve como objetivo avaliar o potencial da região para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e logística. Durante a coletiva de imprensa realizada após o sobrevoo com o helicóptero Bell 407GX, o ministro Olavo Noleto destacou a importância da parceria entre os governos para impulsionar o crescimento econômico da região.

“Maricá é um exemplo de políticas públicas inovadoras. Visitamos agora a área que vai abrigar o porto da cidade e vai diversificar e potencializar de maneira enorme a economia. Vim conhecer de perto e trazer o total apoio do Governo Federal neste projeto”, afirmou.

O vice-prefeito João Maurício agradeceu a visita do ministro e ressaltou a importância dos investimentos para o desenvolvimento de Maricá.

“A construção é uma prioridade do prefeito Washington Quaquá. Acho que é um empreendimento fundamental para além da geração de emprego e renda da cidade. Maricá tem uma posição estratégica no mapa do Estado do Rio de Janeiro e com certeza o Porto, o TPN, o (Terminal Ponta Negra) vai ser fundamental na consolidação da política de óleos e gás do Brasil”, destacou.

Segundo ele, na próxima semana uma reunião com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, irá definir a estruturação do negócio.

Gigante projeto portuário

O empreendimento, intitulado Terminais Ponta Negra, mais conhecido como Porto de Jaconé, será instalado em uma área de 5,6 milhões de m² e representa um investimento privado de R$ 12 bilhões. A primeira etapa, com investimento de R$ 2,5 bilhões, prevê a construção de três berços para operações STS (Ship to Ship), que é a transferência de cargas de petróleo e derivados de um navio diretamente para outro, sem passar por qualquer estrutura em terra.

“A ideia é uma atividade privada e que o município de Maricá seja sócio desse empreendimento através da Codemar, cumprindo seu papel de buscar o desenvolvimento econômico do mercado futuro.
O importante é essa parceria que nasce consolidada, que o prefeito vem acompanhando de forma prioritária, pois entende que o projeto é, sem dúvida, a questão econômica mais importante para a cidade de Maricá, no presente e no futuro”, explicou o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

De acordo com o diretor da DTA Engenharia Portuária e Ambiental, Rodrigo Ruic, se passaram 13 anos desde a aquisição da área em 2011.

“É uma luta muito grande colocar de pé no Brasil um projeto de infraestrutura desta proporção. Além da Codemar, a gente tem também conversas com outras empresas estrangeiras que vão fazer parte desse grupo e estamos muito alinhados com o cronograma que a gente está colocando nesse desafio para começar as obras o quanto antes”, reforça.

Impactos positivos para a região

O porto de Maricá, além de impulsionar o desenvolvimento da indústria naval petrolífera, transformará a região em uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), gerando cerca de 13 mil empregos diretos e indiretos. A área marítima, localizada ao lado do Costão de Ponta Negra, abrange o antigo Campo de Golf da família Marinho.

Relato de Prevenção

O Relato de Prevenção (Relprev) é um canal destinado a receber informações de pessoas que desejem comunicar um evento, uma ocorrência, condição ou alguma circunstância com potencial para afetar a segurança operacional das atividades aeroportuárias. 

As informações podem ser enviadas de forma anônima. Se preferir se identificar, fornecendo dados pessoais e de contato, nossa equipe do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) do Aeroporto de Maricá (SBMI) entrará em contato para informar as medidas e ações adotadas em resposta ao seu relato.

Lembrando que o Relprev tem caráter não punitivo e os relatos recebidos são tratados com confidencialidade e seriedade. 

Para fazer seu relato, preencha o formulário abaixo:







    Notícias Aero

    Comunicado – Programa Voa Maricá

    A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pela administração do Aeroporto de Maricá (JMR), informa que, em razão das obras de reforma e...

    Artista Osias Silveira, que cria expressivas esculturas com materiais naturais e objetos descartados, ganha mostra em Maricá

    Obras que ilustram uma carreira de mais de 60 anos ficam em exposição no jardim do Museu Casa Darcy Ribeiro até março com entrada...

    Comunicado – Programa Voa Maricá

    A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pela administração do Aeroporto de Maricá (JMR), informa que, em razão das obras de reforma e...

    Com altas temperaturas, Aeroporto de Maricá faz campanha com isotônico para fiscais de pátio

    Profissionais atuam sob sol direto garantindo a segurança das operações nas áreas de movimento e manobra fazendo com que tudo aconteça de forma ordenada Numa...

    Aeroporto de Maricá alcança 95% de aprovação entre passageiros do setor offshore, revela pesquisa

    Encomendado pela Codemar, estudo apresentado nesta terça-feira (18/02) foi realizado com 810 entrevistados O Aeroporto de Maricá tem 95% de aprovação entre os passageiros que...

    Programas

    Arena da Barra

    Desde 2019, a Codemar investe no Handebol de Praia em Maricá, numa parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Além da construção da...

    Polo Avançado de Inovação Tecnológica da UFRRJ em Maricá

    O Polo Avançado de Inovação Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Maricá, na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no...

    Horta Comunitária do Manu Manuela

    A Horta Comunitária do Manu Manuela funciona em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e com as Secretarias de Economia Solidária...