Plataforma oferece transporte de passageiros, motofrete, caminhão-pipa, vacol, transporte corporativo e mais
Um aplicativo de mobilidade que vai além do transporte de passageiros em carro, táxi e moto, oferecendo uma série de serviços. Esse é o Mobimar, plataforma da que foi lançada nesta quinta-feira (29/05), no Galpão Tecnológico Origem, em Inoã.
Na categoria de serviços, o Mobimar vai oferecer o transporte de mercadorias, pequenas cargas, módulo exclusivo por gênero, além de ser uma vitrine para empreendedores e empresas de serviço da cidade. Será possível, por exemplo, solicitar um caminhão-pipa d’água, um reboque, um caminhão de mudança, uma caçamba de entulho ou um vacol usando a plataforma!
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes autoridades e também motoristas e empreendedores que atuam na cidade. Eles aproveitaram para conhecer a plataforma e tirar dúvidas.
O Mobimar é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, em parceria com o Banco Mumbuca e sete secretarias do município: Transportes e Postura; Executiva e Gestão de Governo, Ciência e Tecnologia; Economia Solidária e Empreendedorismo Social; Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno; Política e Defesa dos Direitos das Mulheres; e Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida.

“O Mobimar também é uma plataforma voltada para o empreendedorismo. Se você busca uma renda extra, quer atuar como motorista de aplicativo ou já trabalha com táxi, reboque, vácuo ou caminhão-pipa, cadastre-se no Mobimar e tenha mais oportunidades”, explicou Pedro Mota Di Filippo, diretor de Novos Negócios da Codemar.
Diferenciais
Os motoristas cadastrados no Mobimar vão poder aceitar pagamento pela moeda social Mumbuca, um diferencial que estimula a economia circular da cidade. Ainda de acordo com Pedro Mota Di Filippo, o aplicativo é feito para a população, tanto para os clientes, como para os motoristas.
“Nos primeiros três meses, o aplicativo não vai cobrar taxa para os motoristas, todas as corridas vão integralmente para esses condutores. Depois de três meses, vai ter uma taxa pequena, simbólica, apenas para manter a manutenção do aplicativo. Vai ser em torno de 10% a 15%. Então o que a gente pede é que vocês baixem o aplicativo e usem, façam essa troca conosco para cada vez mais melhorarmos”, explicou Pedro.

O subsecretário de Transportes e Postura, Douglas Paiva, contou que a partir de segunda-feira (02/06) a secretaria já vai começar a receber os cadastros dos motoristas interessados em utilizar o serviço.
“O Mobimar vai ser um grande diferencial para nós, cidadãos maricaenses, que utilizamos todo dia o transporte público. Lembrando que é um transporte seguro, de qualidade e eficiência, certificado e homologado pela secretaria de Transportes e Postura de Maricá”, afirmou.

Aprovação
O motoboy Johnny Oliveira, morador de Itaipuaçu há 30 anos, vê no Mobimar uma ferramenta que pode transformar sua rotina de trabalho. “Acredito que o aplicativo vai nos trazer dignidade, e mais tempo de qualidade com as nossas famílias. Não vamos precisar trabalhar fora da nossa cidade e ficar muito tempo longe de casa. Isso vai mudar tanto a vida de nós motoboys, quanto a vida dos clientes, por trazer segurança e saber que é um morador da cidade”, comemorou.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Maricá e outras cidades, Rodrigo Lopes, também aprova a ferramenta. “O aplicativo vai ser bem importante na vida do taxista. E esse novo modelo vai trazer uma novidade muito bacana: que são as corridas corporativas, que vai abrir um leque ainda mais para o taxista, já que ele vai poder oferecer o serviço para as empresas e órgãos da cidade, aumentado o faturamento dos motoristas”, analisou Rodrigo.
Como se cadastrar
O superintendente da Diretoria de Novos Negócios da Codemar, Douglas Barboza, explicou como os motoristas podem se cadastrar: “É muito simples, basta baixar o aplicativo voltado para motoristas e preencher um formulário com os seus dados. Esse formulário vai passar por uma análise e, após isso, você levará a sua documentação para a legalização junto a Secretaria de Transportes”, contou.
