Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da Barra

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais

O handebol de praia foi um esporte abraçado pela cidade de Maricá, consagrada como a capital nacional da modalidade. Jovens e crianças têm a oportunidade de aprender, treinar e se profissionalizar com equipes profissionais em um espaço totalmente equipado como a Arena de Handebol de Praia da Barra. Nesse período de férias escolares, entre os dias 22 a 26 de julho, os Núcleos de Iniciação de Handebol de Praia saem do circuito para dar a vez para o Festival de Férias na Arena da Barra, que está com inscrições abertas (link abaixo).

Foto: Leonardo Fonseca

Miguel de Oliveira Gomes, de 10 anos, é morador do bairro Boqueirão e um dos integrantes do Núcleo de Iniciação ao Handebol da Barra, aluno da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho. Ele já está se jogando no esporte que, inclusive, acompanhou grandes jogos que aconteceram nas areias maricaenses com atletas nacionais e internacionais. Mesmo apaixonado por futebol, ele se empenha nas aulas com seus colegas e diz que o esporte é “super legal”.

“O esporte é muito legal e maneiro. Num campeonato que teve, eu vim e consegui autógrafo do camisa 10 da seleção brasileira. Gostei e então eu quis fazer handebol. O legal é que quem quiser pode participar”, comentou.

Ferramenta para educação

O seu professor de educação física, Júlio Augusto, atua nessa parceria com o Núcleo de Iniciação ao Handebol de Praia. O educador acredita que o esporte é uma das melhores ferramentas para trabalhar a educação.

Foto: Leonardo Fonseca

“A gente consegue trazer as crianças que estão em casa conectadas às telas e sedentárias e, às vezes, podem estar na rua sem ter o que fazer e sob más influências. Então, pelo amor ao esporte, você consegue resgatar esse público numa idade que é primordial para a formação das crianças”, comentou.

Os alunos participam das aulas duas vezes na semana, sempre no contra turno. O professor Júlio ainda lembrou como é bom as crianças estarem em um espaço diferenciado.

Foto: Leonardo Fonseca

“Ter esse espaço aqui, onde a seleção treina e jogou com outros países, e nós tivemos a oportunidade de assistir é muito bacana. Além de ter profissionais, material e tudo que uma equipe profissional tem”, disse.

Núcleo a todo vapor

O Núcleo da Arena de Handebol de Praia da Barra recebe atualmente cerca de 250 crianças das seguintes escolas municipais: Mauricio Antunes de Carvalho; Barra de Zacarias; Lúcio Thomé Guerra Feteira; e Jacintho Luís Caetano.

“A Escola Municipal Maurício Antunes é uma das escolas de ensino integral da rede municipal parceiras. E eles fazem aula às quartas e sextas, tanto de manhã quanto à tarde, seguindo o contraturno das escolas”, explicou o gerente dos Núcleos de Iniciação de Handebol, Vitor Hugo Machado, que lembrou que durante a semana recebem mais escolas além dos treinamentos das equipes da cidade de Maricá. “Temos seis equipes: cadete, infantil e a equipe adulta. Todas elas funcionando e treinando na arena três vezes na semana”, acrescentou.

Serviço:
Inscrições para Núcleos de Iniciação e/ou Festival de Férias
Contatos: (21)99569-2493, e-mail polomarica@cbhb.org.br, ou ir direto na Arena da Barra.
Endereço: Avenida João Saldanha, 3, na Barra de Maricá

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...