Nesta terça-feira (22/07), o Inova Agroecologia Maricá recebeu alunas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo projeto. O Inova Agroecologia Maricá é uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o objetivo principal de promover a agroecologia em Maricá, incentivando práticas agrícolas sustentáveis e melhorando a renda dos produtores rurais locais, especialmente na agricultura familiar.
Durante a visitação, foram abordados vários assuntos e vivências, incluindo a ligação entre o curso de Nutrição e a Agronomia. O grupo foi recebido pelos engenheiros agrônomos Lívea Bilheiro, João Batista Ciríaco, Flávio Terra e Hendel. As estudantes de Nutrição, acompanhadas pela professora e engenheira agrônoma Juliana Casemiro, do Instituto de Nutrição e Vivências em Agroecologia, e pela engenheira agrônoma Renata Souto, bolsista do Pronatec, puderam conhecer de perto um pouco da prática.
“A visita ao Inova Agroecologia Maricá é uma oportunidade importante para a construção de conhecimento interdisciplinar e contribuição para as políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, agroecologia e segurança alimentar e nutricional, permitindo que os estudantes de Nutrição pensem sobre a origem dos alimentos e a relação entre alimentação, soberania e segurança alimentar e nutricional.” Destacou Juliana Casemiro, professora do Departamento de Nutrição da UERJ e coordenadora do projeto de extensão de Vivências em Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional.
Já para Maria Clara Nascimento, estudante de Nutrição, “está sendo incrível ter essa oportunidade de aprender sobre a agroecologia na prática. A gente sai de um campo teórico, científico, e vai para a prática, aprendendo com agrônomos. Está sendo incrível”, completou.
“Para a gente é muito importante receber esse grupo de alunos e fazer a interação UERJ e Rural. Essa troca de experiências fortalece a agroecologia, trazendo um pouco do que o município tem produzido e desenvolvido sobre isso e a produção orgânica”, finaliza Lívea Bilheiro, engenheira agrônoma.
A manhã foi marcada por uma troca enriquecedora de experiências e conhecimentos entre os participantes, fortalecendo a parceria entre o Inova Agroecologia Maricá e a UERJ.
Essa é uma ótima maneira de apresentar a visita e destacar a importância da parceria entre as instituições.