Prefeitura de Maricá e Codemar apresentam no Ceará experiências e novos projetos com a moeda Mumbuca

Banco pioneiro em economia solidária no país comemorou 25 anos

As experiências e os projetos de Maricá com a moeda social Mumbuca foram apresentados no seminário de comemoração pelos 25 anos do Banco Palmas, na última semana. Conhecido mundialmente pelo pioneirismo em práticas de economia solidária, a instituição fundada em Fortaleza (CE) é a mais experiente na atuação como banco comunitário no país. A programação aconteceu no Conjunto Palmeira, na capital cearense, no período de 26 a 29/04.

A prefeitura de Maricá e a Codemar (Companhia de Desenvolvimento do Maricá) participaram da mesa temática sobre a “Orquestração de políticas públicas para o bem viver: as experiências das prefeituras de Maricá e Rio de Janeiro”.

O evento reuniu a Rede Brasileira de Bancos Comunitários, movimentos sociais, empresas, acadêmicos e gestores públicos do Brasil e de outros países. Um dos objetivos foi promover a reflexão sobre a importância do desenvolvimento local e da capacidade dos territórios em gerar e distribuir riqueza.

Além das mesas temáticas, a programação também contou com oficinas para debater os Bancos Comunitários e as Moedas Sociais de forma transversal com as temáticas das redes solidárias, segurança alimentar, novas tecnologias, questão climática, economia circular e da cultura e similares.

Em um dos painéis, o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello, propôs uma das possibilidades que vão além do microcrédito: a macrocaptação, o uso de plataformas de investimento coletivo para financiar pequenos investimentos no território.

“Os aplicativos que a Codemar hoje vem se preparando para lançar na cidade têm a função de manter os recursos circulando dentro da economia local e evitar que esses recursos sejam transferidos para outras localidades, inclusive fora do país”, destacou Pitarello.

Tecnologia aliada ao social

A Codemar apresentou ainda para os bancos comunitários presentes e gestores de economia solidária como essas tecnologias de comércio eletrônico e tecnologias financeiras podem ser usadas para viabilizar projetos de economia solidária e agroecologia, como explicou o superintendente Pitarello.

“Apresentei nossos projetos da Codemar de aplicativos e plataformas como o Shopping Mumbuca e o Mumbucar, dando exemplo de como eles podem ser usados para fomentar a economia local e os negócios de economia solidária e de agroecologia. Além disso, mostramos mais do que a gente está fazendo na área tecnológica com o objetivo de criar em Maricá uma economia independente, resiliente e sustentável que no futuro vai conseguir funcionar independente dos royalties do petróleo”, completou.

Maricá: cidade solidária

Para o diretor de Economia Solidária e Sustentabilidade da Codemar, Eugênio Soares, que também esteve presente no evento, Maricá tem assumido protagonismo importante na política pública da economia solidária. Eugênio Soares lembrou que esteve em Brasília com o secretário municipal de Economia Solidária do Rio de Janeiro, Diego Zeidan, e o deputado federal Washington Quaquá para encontrar o secretário nacional de Comunidade Solidária, Gilberto Carvalho, a fim de apresentar o projeto “Maricá, cidade solidária”.

“Esse é um projeto que consiste tornar Maricá em uma das grandes referências, se não for a maior no Brasil, como cidade na área de economia solidária. Nós temos todas as condições para isso. Nós efetivamente temos uma política do banco comunitário, temos a política desenvolvida na Secretaria de Economia Solidária e a Diretoria de Economia Solidária e responsabilidade social da Codemar, que é uma inovação porque dentro de uma empresa pública, talvez seja esta a única experiência. Maricá realmente deposita e coloca total prioridade na política de economia solidária”, ressaltou o diretor Eugênio Soares.

Maricá bem representada

A mesa de debates contou com a participação, além do superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello, do secretário de Economia Solidária de Maricá, Adalton da Motta; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha; o secretário de Economia Solidária do Rio de Janeiro e vice-prefeito licenciado de Maricá, Diego Zeidan, e a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello . Estiveram presentes também no evento, representando a diretoria de Economia Solidária e Sustentabilidade da Codemar, o assessor especial Alexandre Nascimento.

Programas

Notícias

Museu Casa Darcy Ribeiro comemora aniversário do antropólogo com show de Toni Platão, espetáculo...

Equipamento de cultura de Maricá preparou uma série de ações para celebrar a data O Museu Casa Darcy Ribeiro, em Maricá, vai fazer parceria de...

Ciamar inicia novo ciclo de produção, com a introdução de 16 mil alevinos

Peixes, na fase jovem, foram colocados em dois tanques no complexo; meta é produzir 3 toneladas de tilápia O Centro de Inovação em Aquicultura de...

Estudantes de Maricá aprendem a plantar, colher e comer bem em projeto da Codemar

O Horto da Agrobiodiversidade, no Espraiado, recebeu alunos da escola pública local em comemoração ao mês das crianças e à Semana da Alimentação Saudável Uma...