Prefeitura de Maricá investe em energia solar para comunidade do loteamento Manu Manuela

Projeto Habitar + Solar prevê instalação de painéis solares em áreas públicas e residências, além de formação profissional e de cooperativas

O loteamento Manu Manuela será a primeira comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro a receber energia solar por iniciativa de uma prefeitura. O Projeto Habitar + Solar foi lançado neste sábado (25/05), na Praça Central do loteamento pela Prefeitura de Maricá, Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos.

Foto: Paulo Ávila

As instalações de painéis solares estão previstas para serem realizadas no segundo semestre de 2024 em instituições sociais e educacionais, além de mais de 50 residências do bairro. Na praça central do bairro, já foi instalado um totem, com placa solar, para carregamento de celulares. As placas para as casas do loteamento serão instaladas no telhado que irão construir na quadra poliesportiva – um dos pedidos dos moradores.

“Democratizar o uso da energia solar é um dever contemporâneo de todos os municípios que querem ter na sua população o direito e a possibilidade concreta de melhorarem a vida. Esse é o mundo que a gente precisa construir”, destacou o prefeito Fabiano Horta durante o evento.

A presidente da Associação de Moradores do Manu Manuela, Thayná Vila Real, celebrou a chegada do projeto à sua comunidade junto com os demais moradores.

Foto: Paulo Ávila

“É somente agradecer, principalmente porque vem do poder público, e é um orgulho para a gente estar participando junto com os moradores. Nosso loteamento foi escolhido para esse programa que vai beneficiar as famílias contempladas pelo programa Habitar. Elas tiveram suas casas reformadas e, além disso, vão receber energia solar de qualidade”, comemorou.

Geração de oportunidades

O projeto também prevê cursos gratuitos de capacitação profissional em energia solar para 100 moradores da região. Está prevista ainda a capacitação de lideranças locais e gestores públicos em energia solar, além de formação de cooperativas que irão gerir as instalações, de forma a gerar créditos de energia aos associados e, consequentemente, descontos na conta de energia. Segundo Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, gerar energia e também oportunidades.

Foto: Paulo Ávila

“É um programa muito importante que, além de promover o acesso à energia elétrica de maneira sustentável, também vai colaborar com a construção da cidadania e vai dar uma alternativa ainda maior para os jovens da cidade porque vão poder procurar emprego nesse segmento”, disse.

Para o secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Vitor Maia, é importante também apostar em experiências exitosas de outros lugares, como é o caso deste projeto realizado pela ONG Revolusolar em comunidades do Rio de Janeiro.

“Aqui o Poder Público está apostando em soluções inteligentes para atender a comunidade do Manu Manuela e depois as outras comunidades pela cidade inteira. Então é um motivo de grande alegria porque a gente está trazendo soluções tecnológicas, mas também trazendo mais oportunidades”, comentou.

Economia com a tecnologia

O diretor de Indústria, Energia, Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Motta Di Felippo, comentou sobre o Habitar + Solar impactar no desenvolvimento econômico. Segundo estudos, as famílias de baixa renda podem chegar até 50% da sua receita investindo em energia elétrica, tendo que em algumas situações escolher entre isso ou comprar comida.

“O que estamos trazendo para cá é justiça, é desenvolvimento econômico. Essas famílias que terão a redução de 80%, 90% das suas contas de energia vão investir isso na economia real, comprando comida, comprando remédio, lazer e fazendo essa economia girar ainda mais e podendo aumentar a sua qualidade de vida”, disse.

Foto: Paulo Ávila

Para implementar essas ações, a prefeitura assina parceria com a instituição sem fins lucrativos Revolusolar, ONG carioca especializada em energia solar social.

“Atuamos em comunidades de baixa renda de diversos municípios brasileiros levando inovações e a tecnologia da energia solar para quem mais precisa. Há iniciativas na Amazônia, no Espírito Santo, em São Paulo e na zona central do Rio de Janeiro, além da pioneira Cooperativa de Energia Solar em favelas do Brasil criada na capital carioca”, disse o diretor executivo da Revolusolar, Eduardo Avila.

Programas

Notícias

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...

Projetos de produção de alimentos e plantas medicinais são visitados por equipe do Ministério...

Inova Agroecologia, Farmacopeia e Ciamar foram apresentados ao superintendente da pasta no Rio de Janeiro Projetos de produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais da...