Primeiro dia do Festival de Frutos do Mar, na Orla de Bambuí, conquista público

Evento vai até domingo (03/09) com diversas atrações

As receitas com frutos do mar são uma grande característica da gastronomia maricaense. Por isso, nesta sexta-feira (01/09), o primeiro dia do 3º Festival de Frutos do Mar de Maricá agitou a Orla de Bambuí, com opções deliciosas de comidas e bebidas e shows de artistas locais. O evento vai até domingo (03/09), a partir das 14h.

Thiago Dantas e Jorginho Doug garantiram a música no primeiro dia do evento. Foto: Paulo Ávila

Seis estabelecimentos gastronômicos da cidade estão oferecendo suas receitas. Participando pela primeira vez do festival, a chef Rose Carmo, da Casa do Esquerdinha, elaborou pratos como bobó de camarão, caldo de bacalhau, postas de robalo frita, gurjão de tilápia, camarão frito ao alho e óleo e pastel de camarão.  

Pastéis de camarão irresistíveis. Foto: Paulo Ávila

“Meu restaurante é novo, está na cidade há um ano e meio. Então, participar do festival é uma forma de divulgar o estabelecimento.  Trabalho muito com frutos do mar, principalmente com os peixes pescados em Maricá. Eu acho que é fundamental quem trabalha com esse tipo de comida participar de todos os festivais”, disse Rose, com ótima expectativa de venda.

Primeiro dia atraiu famílias

Ao som dos shows de Thiago Dantas e Jorginho Doug, os moradores de Itaipuaçu Julian Pinheiro e Carla Costa foram com o filho Davi, de 2 anos, pela primeira vez ao Festival. Eles gostaram tanto que prometeram voltar no domingo.

“Está bem bacana o evento, as pessoas estão animadas. É ótimo termos esse tipo de opção aqui na cidade, faz com que as pessoas saiam de casa, se divirtam, estou adorando”, garantiu Julian.  

Frutos do mar em diversas leituras, como nas empadinhas que fizeram sucesso. Foto: Paulo Ávila

Festival ajuda a movimentar a economia local

Para o presidente da Rota Gastronômica de Maricá, Alexandre Pietrobom, além de ser uma oportunidade para os restaurantes, o festival também gera renda para os pescadores da cidade, que oferecem o pescado para as receitas.

Thiago Dantas animou a noite em Bambuí. Foto: Paulo Ávila

“Um dos carros-chefes de Maricá é frutos do mar. Nós temos a lagoa, nossos canais ricos de peixe, então isso é muito forte em nossa cidade. O Festival ajuda nesse sentido, o público pode experimentar deliciosas receitas e os estabelecimentos podem servir seus pratos”, explicou Alexandre.

O 3º Festival de Frutos do Mar é uma realização da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e das secretarias de Promoção e Projetos Especiais; Turismo; e Agricultura, Pecuária e Pesca e da Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora.

O evento também tem apoio do Maricá Convention & Visitors Bureau, da Rota Maricá de Gastronomia e Hotelaria e da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM).

Festival foi sucesso de público no primeiro dia e segue por todo o fim de semana. Foto: Paulo Ávila

Programação musical

Neste sábado (02/09), o evento vai ter os shows de Marcos Santos, às 17h; Rhoan Victor, às 19h; e Marianna Cunha, às 21h.
Fechando o fim de semana, no domingo (03/09), quem se apresenta é Luis Fernando, às 15h; Toque Serrano, às 18h, e o grupo Tô Kerendo, às 21h.

Serviço 3º Festival de Frutos do Mar

Local: Orla de Bambuí, Maricá
Data: Até 03 de setembro
Entrada: Gratuita
Horários: Sábado e domingo, das 14h à 0h

Programas

Notícias

Brasil-França: Atletas juvenis de Maricá embarcam para intercâmbio de handebol na quarta-feira (30)

Duas equipes, masculina e feminina, de handebol de praia compostas por 22 jovens de Maricá (RJ) embarcarão numa viagem de intercâmbio de uma semana...

Maricá celebra o 102º aniversário de Darcy Ribeiro com assinatura de parcerias e programação...

Espaço cultural em Cordeirinho, oficializou cooperação técnica com Fundação Roberto Marinho e com a Fundação Darcy Ribeiro neste sábado (27) O Museu Casa Darcy Ribeiro,...

Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que declara Maricá como a Capital da Aquicultura

Produção de camarões e tilápias no Ciamar é citada na justificativa do PL Durante as décadas de 1950 a 1970, Maricá foi o maior produtor...