Produção de pitaya em Maricá floresce e chega à 2a safra

Cerca de 150 quilos da fruta serão colhidos neste ano

O ano de 2024 iniciou com a primeira floração e frutificação do pomar de pitaya da Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. A expectativa é que a safra se estenda até maio e que sejam colhidas cerca de 150 quilos da fruta na área experimental.

Resultados preliminares indicam que algumas variedades testadas podem chegar a produzir 5 toneladas por hectare já no segundo ano de cultivo.

Com o objetivo de fortalecer a agroecologia no município, há um ano e meio especialistas do projeto Inova Agroecologia iniciaram o cultivo de pitayas em Maricá.

Atualmente, estão sendo cultivadas 144 plantas de seis variedades. A expectativa é que renda até cinco vezes o equivalente ao custo de produção em alguns anos, com destino certo para a merenda escolar da rede municipal.

Durante a colheita, a equipe verifica o número de frutos, peso de cada um e, no final do estudo, vai indicar qual variedade produz melhor nas condições de Maricá.

Segundo o engenheiro agrônomo Antônio Amorim, um dos responsáveis pelo projeto, tecnologias trazidas pelo Inova Agroecologia para o cultivo da fruta buscam baratear custos e aumentar a produtividade com uso de variedades mais adaptadas à região.

“Estamos fazendo a segunda temporada de colheitas em nosso pomar de pitayas agroecológico, que tem dois anos de idade e que está correspondendo às expectativas do nosso estudo”, diz.

O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e inclui atividades científicas e tecnológicas, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da universidade.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...