Produção de pitaya em Maricá floresce e chega à 2a safra

Cerca de 150 quilos da fruta serão colhidos neste ano

O ano de 2024 iniciou com a primeira floração e frutificação do pomar de pitaya da Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. A expectativa é que a safra se estenda até maio e que sejam colhidas cerca de 150 quilos da fruta na área experimental.

Resultados preliminares indicam que algumas variedades testadas podem chegar a produzir 5 toneladas por hectare já no segundo ano de cultivo.

Com o objetivo de fortalecer a agroecologia no município, há um ano e meio especialistas do projeto Inova Agroecologia iniciaram o cultivo de pitayas em Maricá.

Atualmente, estão sendo cultivadas 144 plantas de seis variedades. A expectativa é que renda até cinco vezes o equivalente ao custo de produção em alguns anos, com destino certo para a merenda escolar da rede municipal.

Durante a colheita, a equipe verifica o número de frutos, peso de cada um e, no final do estudo, vai indicar qual variedade produz melhor nas condições de Maricá.

Segundo o engenheiro agrônomo Antônio Amorim, um dos responsáveis pelo projeto, tecnologias trazidas pelo Inova Agroecologia para o cultivo da fruta buscam baratear custos e aumentar a produtividade com uso de variedades mais adaptadas à região.

“Estamos fazendo a segunda temporada de colheitas em nosso pomar de pitayas agroecológico, que tem dois anos de idade e que está correspondendo às expectativas do nosso estudo”, diz.

O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e inclui atividades científicas e tecnológicas, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da universidade.

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...