Este é o segundo módulo do curso que pretende ampliar a indicação do uso de chás, pomadas e tinturas de vegetais pelas unidades de saúde municipais
Profissionais de Saúde de Maricá receberão capacitação para indicação de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos na rede pública. Serão seis encontros, entre 19/09 e 11/10, onde médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros, aprenderão sobre as propriedades das plantas, como usá-las e a legislação do setor.
A iniciativa é do projeto Farmacopeia Mari’ká, uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A capacitação tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se do segundo módulo da capacitação, que começou a ser oferecido no primeiro semestre de 2024. A meta é aumentar a indicação do uso de plantas medicinais nas unidades básicas de saúde.
Propriedades medicinais
Os participantes do curso aprenderão sobre plantas com diversos tipos de ação no organismo, como digestiva, analgésicas, anti-inflamatória, cicatrizante e outras que atuam reduzindo a ansiedade, melhorando o sono, o metabolismo e o sistema respiratório. As plantas abordadas são algumas das que constam na lista Renisus (Relação Nacional de Plantas de Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde) e são cultivadas na Farmácia Viva da Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no Caju.
As apresentações das plantas são as mais variadas, desde o simples chá até tinturas e pomadas artesanais. As plantas da Farmácia Viva possuem a concentração necessária dos princípios ativos usados para melhorar as condições de saúde dos pacientes, uma vez que passam por seleção e replicação cuidadosa dos profissionais da UFRRJ.
As aulas
O curso Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Profissionais de Saúde de Maricá – módulo 2 terá aulas no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Climaco Pereira, 367, Centro de Maricá). Confira o cronograma:
19/09 Quinta 13h-17h
Apresentação do curso
Panorama das PICs em Maricá e inserção da Fitoterapia
Conceitos Fundamentais em Fitoterapia
Políticas Públicas e Histórico da Regulamentação em Fitoterápicos
20/09 Sexta 8h-17h
Exercício/Dinâmica (Conceitos)
Prescrição de Fitoterápicos: Quais são os profissionais habilitados?
Plantas com ação digestiva
Plantas com ação analgésica e anti-inflamatória
Plantas com ação cicatrizante
26/09 Quinta – 13h-17h
Plantas que atuam no sistema respiratório
Plantas que atuam no metabolismo
Plantas para a ansiedade e sono
27/09 Sexta 8h-17h
Principais formas farmacêuticas
Fontes de pesquisa em plantas medicinais e fitoterapia
Exercícios/Dinâmicas
10/10 Quinta 13h-17h
Apresentação de plantas território e como organizar rodas de acolhimento e de conversa sobre plantas medicinais
11/10 Sexta 8h-17h
Plantas medicinais e fitoterápicos na prática clínica
Plantas de interesse do município de Maricá – Horto da Farmacopeia – Proposta de Memento Municipal
Questionário do curso e diagnóstico sobre PM e Fitoterápicos
Encerramento