Projetos da Codemar atraem atenção do público em Feira de Economia Solidária no Rio Grande do Sul

Evento é um dos principais do setor na América Latina

Cerca de 150 mil pessoas que foram à 29ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de economia solidária realizados em Maricá. O diretor de Economia Solidária da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Eugênio Soares, e sua equipe participaram do evento, entre os dias 7 e 9 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Estande de Maricá na Feicoop Foto: Divulgação

A feira contou com estande de Maricá e empreendedores da cidade, que levaram seus produtos para o evento. Entre os projetos de Economia Solidária da Codemar que o público pôde conhecer, estão a Horta Comunitária do Loteamento Manu Manuela, o apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local pelos agentes solidários, e o apoio à pesca e à Feira da Colmeia.

“A Codemar assumiu um papel de protagonista na política nacional de Economia Solidária. É a única empresa pública que tem uma diretoria do setor”, afirmou Eugênio Soares.

O diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares Foto: Divulgação

O diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar acrescentou que a orientação do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e do presidente da companhia, Hamilton Lacerda, é que os projetos de desenvolvimento da cidade estejam relacionados à visão do crescimento econômico e social. “Maricá é uma referência e, por isso, todos querem conhecer os projetos desenvolvidos no município.”

Empreender e inovar

Foto: Divulgação

No sábado (8/7), aconteceu o seminário “Maricá, cidade solidária: empreender e inovar – políticas e projetos inovadores da economia solidária”, com mediação da Codemar, representada pelo diretor Eugênio Soares.

Foto: Divulgação

Estiveram na mesa o secretário de Economia Solidária de Maricá, Adalton Mendonça; a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello; representantes do Fórum Municipal de Economia Solidária de Maricá; e representantes dos programas “Sim, eu posso” e “Mumbuca Futuro”, parcerias entre o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Secretaria de Economia Solidária.  

A roda de conversa teve ainda a participação da Secretaria de Economia Solidária e do Fórum de Economia Solidária do Rio de Janeiro; da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária e do Fórum de Economia Solidária de Niterói; da Secretaria de Cultura de Japeri e da Universidade de Vassouras (Univassouras).  

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...