Evento é um dos principais do setor na América Latina
Cerca de 150 mil pessoas que foram à 29ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de economia solidária realizados em Maricá. O diretor de Economia Solidária da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Eugênio Soares, e sua equipe participaram do evento, entre os dias 7 e 9 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.
A feira contou com estande de Maricá e empreendedores da cidade, que levaram seus produtos para o evento. Entre os projetos de Economia Solidária da Codemar que o público pôde conhecer, estão a Horta Comunitária do Loteamento Manu Manuela, o apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local pelos agentes solidários, e o apoio à pesca e à Feira da Colmeia.
“A Codemar assumiu um papel de protagonista na política nacional de Economia Solidária. É a única empresa pública que tem uma diretoria do setor”, afirmou Eugênio Soares.
O diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar acrescentou que a orientação do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e do presidente da companhia, Hamilton Lacerda, é que os projetos de desenvolvimento da cidade estejam relacionados à visão do crescimento econômico e social. “Maricá é uma referência e, por isso, todos querem conhecer os projetos desenvolvidos no município.”
Empreender e inovar
No sábado (8/7), aconteceu o seminário “Maricá, cidade solidária: empreender e inovar – políticas e projetos inovadores da economia solidária”, com mediação da Codemar, representada pelo diretor Eugênio Soares.
Estiveram na mesa o secretário de Economia Solidária de Maricá, Adalton Mendonça; a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello; representantes do Fórum Municipal de Economia Solidária de Maricá; e representantes dos programas “Sim, eu posso” e “Mumbuca Futuro”, parcerias entre o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Secretaria de Economia Solidária.
A roda de conversa teve ainda a participação da Secretaria de Economia Solidária e do Fórum de Economia Solidária do Rio de Janeiro; da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária e do Fórum de Economia Solidária de Niterói; da Secretaria de Cultura de Japeri e da Universidade de Vassouras (Univassouras).