A seleção brasileira de handebol de praia já está em Fuzhou, na China, para a disputa do Campeonato Mundial. O Brasil faz a estreia nesta terça-feira (18) contra Porto Rico e Espanha no masculino e no feminino, respectivamente.
A equipe passou os últimos dias realizando treinamento tático na Arena da Barra, inaugurada em maio e idealizada pela prefeitura de Maricá, através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
O diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Gulliver Esteves, está no país para acompanhar a competição. Para o dirigente, que é ex-atleta, a competição vai ser de altíssimo nível.
“A estrutura da competição está muito bonita. É um país um pouco distante em relação aos outros países que são tradicionais na modalidade, mas muita gente treinando e chegando preparada. A promessa é de um espetáculo nas areias da China. Vamos ter jogos duríssimos e que serão definidos no shoot out (pênaltis da modalidade). Esperamos que o Brasil esteja no pódio, se Deus quiser, no lugar mais alto”, comentou Gulliver Esteves.
O time verde e amarelo no feminino está no grupo D do Mundial com Alemanha, Grécia e Porto Rico. Já o masculino ficou na chave B ao lado de China, Espanha e Tunísia.
O Brasil é nove vezes campeão mundial no masculino e seis no feminino. Desta vez, a equipe contou com o apoio da Prefeitura de Maricá – localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro -, através da Companhia de Desenvolvimento e da Secretaria de Esporte e Lazer, para o período de treinamento realizado na cidade durante 10 dias.
“Maricá já é um lugar que abraça a seleção brasileira de handebol de praia. O apoio que nós temos da Prefeitura de Maricá é fundamental para o desenvolvimento da modalidade. A estrutura que vem sendo oferecida com transporte, alimentação, hospedagem e local de treinamento é impressionante. Com certeza isso nos ajudou na preparação para ir ao outro lado do mundo tentar buscar mais um título para o Brasil. Estamos bem preparados”, afirmou o diretor de handebol de praia da CBHb.
No mês passado, a seleção brasileira venceu a etapa do Global Tour, que é o Circuito Mundial da modalidade, disputado em Maricá. O título veio no feminino e no masculino sobre Argentina e Alemanha, respectivamente. Ao todo oito países participaram do torneio.
Tabela de jogos:
Feminino
Brasil x Porto Rico – 4h – 18/06
Brasil x Grécia – 23h20 – 18/06
Brasil x Alemanha – 5h40 – 19/06
Masculino
Brasil x Espanha – 5h40 – 18/06
Brasil x Tunísia – 1h – 19/06
Brasil x China – 9h – 19/06
Convocados para o Mundial da China:
Masculino
Cris Seben – goleiro – Clube Português do Recife/FMO
João Paullo Rego – lateral-direito – Clube Português do Recife/FMO
Nailson Amaral – lateral-direito – Clube Português do Recife/FMO
Matheus Victor – lateral-esquerdo – Clube Português do Recife/FMO
Bruno Carlos – especialista – Clube Português do Recife/FMO
Aldrin Oliveira – especialista – Grêmio Vila Olímpica Parahyba
André Luiz – defensor – Ahpa/Sespor/Sicoob/Bananina/Paranaguá
Thiago Jordan – defensor – Ahpa/Sespor/Sicoob/Bananina/Paranaguá
Hugo Fernandes – defensor – Niterói Rugby
Gil Pires – pivô – Clube Português do Recife/FMO
Feminino
Ingrid Frazão – goleira – Apcef / CT Rossana Marques
Arianne Demetrio – defensora – Associação Desportiva Maricaense
Jéssica Barros – defensora – Apcef / CT Rossana Marques
Mariane Hanthequeste – lateral-esquerda – Ahpa/Sespor/Sicoob/Bananina/Paranaguá
Patrícia Scheppa – lateral-direita – Campinas 360
Cynthia Piquet – lateral-direita – Apcef / CT Rossana Marques
Nathalie Sena – lateral-esquerda – Associação Desportiva Maricaense
Beatriz Correa – lateral-esquerda – Cepraea
Carol Pires – especialista – Apcef / CT Rossana Marques
Renata Santiago – pivô – Rio Handbeach