Semana começa com vistoria nas obras do Aeroporto de Maricá

Aeroporto de MaricáSemana começa com vistoria nas obras do Aeroporto de Maricá

Polo estratégico impulsiona desenvolvimento com ampla expansão e foco no mercado Offshore

O Aeroporto de Maricá está passando por uma significativa fase de expansão de sua infraestrutura, visando fortalecer sua atuação tanto no setor de aviação regular quanto no crucial mercado offshore. Na manhã desta segunda-feira (07/04), a diretora de Operações da Codemar, que administra o aeroporto, Marta Magge, foi conferir o andamento de quatro obras que acontecem simultaneamente no local: a construção de novos hangares, obra da pista, taxiways e um novo pátio dedicado a helicópteros, o Pátio 4.

As obras de ampliação representam um importante investimento no desenvolvimento econômico de Maricá, consolidando o aeroporto como um polo estratégico para o apoio às operações offshore e preparando o terreno para a futura retomada dos voos regulares, conectando ainda mais a cidade com outros importantes centros do país. A expectativa é que a nova infraestrutura impulsione a geração de empregos e renda na região.

“O aeroporto está em plena expansão, estamos aqui fazendo uma vistoria nas obras, tem muitas novidades chegando. São quatro novos hangares, com a construção deles, vamos ter oito hangares, o dobro do que nós temos hoje no aeroporto, além de estarmos com uma procura muito grande por táxi aéreos, eles querem vir para cá e estão entusiasmados com o tamanho dos hangares, que são modernos e que tem capacidade para atender a hangaragem de três a quatro aeronaves de grande porte, a S-92. Estamos aumentando a capacidade operacional do aeroporto, a receita da cidade, a capacidade de emprego de mão de obra e ofertando aí, crescendo junto com o projeto da nova revolução na revolução da cidade de Maricá”, explica a diretora de Operações da Codemar, que administra o aeroporto, Marta Magge.

O projeto de expansão contempla a construção do novo Pátio 4, uma área dedicada a helicópteros com capacidade para receber até 13 aeronaves do modelo S-92, considerado o maior em operação no segmento offshore. A entrega do Pátio 4 está prevista para o primeiro semestre de 2025. Anexos ao novo pátio, serão construídos quatro novos hangares com dimensões de 2,4 mil m² e 3 mil m², projetados para abrigar e realizar a manutenção de aeronaves com foco no mercado offshore. Adicionalmente, o projeto inclui a construção de novas pistas de taxiamento, otimizando o fluxo de aeronaves no aeroporto.

Segundo o Superintendente de Manutenção e Infraestrutura do Aeroporto de Maricá, Saulo Bucker, todo esse processo para a concessão dos hangares já está em andamento.

“Junto da obra dos hangares nós também temos a ampliação do pátio de mais 20 mil m², que vai ter a capacidade de comportar aproximadamente 12 aeronaves de grande porte para atender toda a demanda offshore. Inclusive nós também estamos com a obra de revitalização da pista. Revitalização essa que vai trazer maior capacidade de suporte para a pista, maior vida útil. Estamos fazendo também uma criação de uma nova taxiway, que é uma alça de ligação entre a pista e o pátio. Nessas obras da pista também está sendo implantado um aditivo na camada de rolamento, que é o grafeno, que concede a camada de rolamento maior propriedade de resistência, aumenta a vida útil também para a gente ter um novo pavimento que comporte pelo menos mais de 10 anos de operações aqui no aeroporto”, explica.

Uma taxiway é uma pista de rolamento de aeronaves em um aeroporto, que conecta pistas, terminais, hangares e outras instalações. Segundo Saulo, a obra e essencial para a fluidez da operação e a dinâmica com a maior quantidade de aeronaves. “Nós também estamos criando uma taxiway de saída rápida, que vai permitir a maior dinâmica no pouso e decolagem das aeronaves, então a partir do momento que a aeronave pousa aqui na pista de pouso e decolagem, ela já vai poder pegar essa alça que permite livrar a pista e estar fazendo com que outra aeronave que esteja na outra cabeceira já possa decolar ou permitindo também o pouso de outra aeronave. Então a função dessa alça aqui é crucial para aumentar a fluidez da operação”, completa.

Voa Maricá

Em decorrência das intervenções na pista, o programa Voa Maricá, que oferece voos diários para São Paulo operados pela Azul Conecta, teve suas operações temporariamente pausadas. A previsão é que os voos sejam retomados no início do segundo semestre de 2025, após a conclusão das melhorias na pista.

Apesar da interrupção temporária do Voa Maricá, as operações de helicópteros que atendem às plataformas de petróleo na Bacia de Santos seguem ocorrendo normalmente, demonstrando a importância estratégica do aeroporto para o setor de óleo e gás.

Relato de Prevenção

O Relato de Prevenção (Relprev) é um canal destinado a receber informações de pessoas que desejem comunicar um evento, uma ocorrência, condição ou alguma circunstância com potencial para afetar a segurança operacional das atividades aeroportuárias. 

As informações podem ser enviadas de forma anônima. Se preferir se identificar, fornecendo dados pessoais e de contato, nossa equipe do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) do Aeroporto de Maricá (SBMI) entrará em contato para informar as medidas e ações adotadas em resposta ao seu relato.

Lembrando que o Relprev tem caráter não punitivo e os relatos recebidos são tratados com confidencialidade e seriedade. 

Para fazer seu relato, preencha o formulário abaixo:







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