Toyota expõe carro movido a hidrogênio e destaca papel de Maricá na busca por energia limpa

Quem anda pelos corredores do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio em Maricá logo depara com num belo veículo preto estacionado em um dos estandes. Trata-se de um carro fabricado pela Toyota movido a hidrogênio e exposto no evento. O Mirai, que já está na segunda geração, ainda não está disponível no Brasil, mas já está presente no Japão, nos EUA e em alguns países da Europa.*

”A gente tem visto assuntos interessantes em Maricá e trouxemos o veículo como parte integrante dessa discussão e desse tipo de tecnologia. O Mirai foi lançado em 2012 e essa versão aqui é de 2018 e já tem mais de 27 mil unidades vendidas no mundo”, explicou o gerente de Relações Governamentais e Assuntos Técnicos da Toyota, Gustavo Noronha.

Ele acrescentou que a busca pelo hidrogênio pode viabilizar o carro no Brasil no futuro. “Temas que são hoje importantes para esse tipo de tecnologia que, inclusive, estão sendo tocados aqui no Congresso e têm tudo a ver com a cidade”, acrescentou Noronha.

O fato de Maricá estar investindo na busca por energia renovável e o hidrogênio está no radar da cidade chamou a atenção da montadora.

“É um prazer participar deste Congresso e ver o quanto Maricá está investindo nesse projeto que tem tudo a ver com o que a Toyota trabalha”, completou Noronha.

Energia limpa

Para Gustavo Noronha, existe um pensamento ligado à tecnologia na cidade. Ele disse ainda que conhecer os projetos desenvolvidos o deixou feliz e, também, a maneira como os gestores estão trabalhando “forte para buscar soluções em descarbonização”.

Foto: Jéssica Mattos
Foto: Jéssica Mattos

A manifestação do representante da Toyota ocorreu durante reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Carlos Senna, e o presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio e chefe do Laboratório de Hidrogênio (LabH2/COPPE/UFRJ), professor Paulo Emílio Valadão de Miranda.

Ao se pronunciar, Hamilton Lacerda convidou a empresa para a atuar em conjunto no desenvolvimento de ônibus movidos a hidrogênio. Para ele, investir em tecnologia para descarbonização mostra que o município atravessa uma transformação, quando projeta a redução de emissões de gases e ao diminuir a dependência dos combustíveis derivados do petróleo por meio de uma fonte de energia limpa.

“O hidrogênio é a solução de um futuro que já se faz presente aqui em Maricá com esses projetos em andamento. É importante ver o estudo se formando em produto concreto por meio da integração de diversas pastas”, afirmou Hamilton Lacerda.

Cadeia produtiva

Lacerda adiantou, que caberá à Codemar buscar um modelamento e parcerias para viabilizar a produção. Mas, segundo ele, a ideia é partir para o campo da industrialização com o objetivo de fixar e introduzir uma cadeia produtiva dessa área automobilística de transporte de carga e passageiros no município. “E estamos debruçados sobre isso”, garantiu.

Foto: Leonardo Fonseca
Foto: Leonardo Fonseca

Projetos

Entre os projetos de Maricá, está o protótipo do ônibus movido a hidrogênio desenvolvido pelo município em parceria com a Coppe /Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Descoberta

No Congresso, foi anunciada a descoberta de jazidas com grande potencial de produção do combustível na cidade. Além disso, o município é pioneiro na legislação sobre o hidrogênio e prevê incentivos para a produção dessa energia.

Realização

O Congresso é realizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) em parceria com a Prefeitura do município e com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá).

Foto: Gustavo Faria
Foto: Gustavo Faria

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