Velha Guarda Musical de Mangueira celebra o samba na Casa Darcy Ribeiro

Apresentação, que animou o público com clássicos da Verde e Rosa, aconteceu nesse sábado (21), em Cordeirinho

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Samba, celebrado no dia 2 de dezembro, a Velha Guarda Musical de Mangueira fez um show recheado de sucessos no Museu Casa Darcy Ribeiro. O evento aconteceu nesse sábado (21), em Cordeirinho.

O educador que dá nome à casa tem uma ligação muito forte com o samba. Além de considerar o ritmo como um dos maiores produtos originais da civilização brasileira, Darcy foi o principal mentor da obra do Sambódromo Marquês de Sapucaí. O espaço, que recebe os desfiles das escolas de samba desde 1984, inclusive, se chama oficialmente Passarela Professor Darcy Ribeiro, em homenagem ao antropólogo.

Foto: Paulo Ávila

Na apresentação da Velha Guarda Musical de Mangueira no Museu Casa Darcy Ribeiro, mais de 110 pessoas estiveram presentes cantando e sambando muito ao som do grupo composto por: Lê Santana, Adriano B, Bira Show, Guilherme Sá, Aluísio Pinto, Waldir Aguiar, Lula, Geraldo Ricardo, Edemilson Costa, Marcia Machado, Soninha da Pedra, Paulo Ramos e Carlos Eduardo.

O Museu Casa Darcy Ribeiro é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

O show

A Velha Guarda Musical de Mangueira tocou e cantou grandes clássicos da Verde e Rosa e outras composições que marcaram o gênero durante quase 2 horas.

“A energia dos maricaenses é maravilhosa, todo mundo sambou muito com a gente, o pessoal é animado, nota 10! Queremos voltar com certeza”, disse a cantora Marcia Machado.

Segundo o produtor executivo da Velha Guarda da Mangueira, Robson Lo Bianco, o grupo tem uma missão muito específica, que é salvaguardar a memória musical desde 1928, quando Cartola compôs o primeiro samba.

“Ao longo do nosso show, mostramos toda a trajetória do samba, passando por nomes como Cartola, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Geraldo Pereira, entre outros compositores que deixaram um legado musical, do qual temos muito orgulho de apresentar até hoje”, explicou Lo Bianco.

Essa foi a primeira vez que os integrantes da Velha Guarda Musical da Mangueira visitaram Maricá e o Museu Casa Darcy Ribeiro. De acordo com o cantor Paulo Ramos, ele ficou fascinado com o espaço e quer voltar mais vezes.

O cantor Paulo Ramos Foto: Paulo Ávila

“Em 2009, a Mangueira fez o enredo ‘O Brasil dos Brasis’, que de uma certa forma foi uma homenagem também ao Darcy. Ele foi um grande antropólogo e estamos muito felizes em estar aqui hoje”, relembrou Paulo.

Programa em família

A moradora de Itaipuaçu Luciana Soares sambou e se divertiu muito em cada música cantada pela Velha Guarda Musical da Mangueira. Ela, que estava acompanhada do marido, Wagner Machado, e dos filhos, Samuel e Tito, afirmou que quis prestigiar o evento porque ele valoriza o samba brasileiro.

A professora Luciana Soares com a família, marido, o marido Wagner Machado e os filhos, Samuel e Tito – Foto: Paulo Ávila

“É a primeira vez que venho ao museu e achei incrível. Nele, a gente fica conhecendo um pouco mais da história do nosso país e da formação do povo brasileiro. E além disso, aqui acontecem atividades culturais que também são muito importantes para o nosso município, como hoje. Estou encantada”, garantiu Luciana.

Programas

Notícias

Velha Guarda Musical de Mangueira se apresenta de graça no Museu Casa Darcy Ribeiro,...

Show levará para a Praia de Cordeirinho clássicos do samba em uma grande celebração do ritmo, a partir das 17h Darcy Ribeiro tinha o samba...

Areias de Maricá revelam os campeões do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia 2024

Niterói Rugby conquista dobradinha no pódio adulto; e as donas da casa agarram a prata em partida disputada e cheia de emoção Maricá revelou os...

Papai Noel embarca no Aeroporto de Maricá para fazer o Natal de 400 crianças...

O Bom Velhinho é interpretado pelo pastor Francisco Xavier, que também fez seu pedido: 'Que a cidade continue prosperando' O Aeroporto de Maricá recebeu um...