Depois de um sábado com atrações circenses, público pode conferir, neste domingo (19/01), apresentação do Sambasè, às 17h
Fim de semana, verão, sol e uma programação cultural à beira-mar da Praia de Cordeirinho, em Maricá. O Museu Casa Darcy Ribeiro está recebendo o Verão no Museu, com diversas atrações gratuitas. No sábado (18/01), a Orquestra Circônica e o Circo Dux se apresentaram para as famílias presentes no local. Já neste domingo (19/01), às 17h, os maricaenses do Sambasè vão animar o público com os clássicos do samba.
O evento desse sábado começou com Orquestra Circônica e o público saindo em cortejo pela rua do museu, ao som de muita marchinha e outras canções. O museu Casa Darcy Ribeiro é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Segundo o diretor artístico da Orquestra, Renato Garcia, a recepção da plateia está sendo muito animada. Ele afirmou que percebe que a cultura de Maricá está sendo valorizada e que as pessoas estão interagindo com os projetos culturais.
“É o nosso segundo fim de semana aqui em Maricá, fazendo parte desse evento tão bacana. É um prazer inenarrável para a gente. Na próxima semana vamos nos apresentar aqui também, dessa vez com um espetáculo completo. Hoje estamos com a nossa Pocket Circus – apresentando as músicas numa pegada misturada com carnaval–, e na semana que vem, vamos trazer também números incríveis”, adiantou Renato, que também é conhecido como Palhaço Gracinha.
Na sequência, os palhaços Palito e Lucas, do Circo Dux, se apresentaram e encantaram as crianças e os adultos presentes com humor, mágica, malabares e outras atrações circences. Morador de Guaratiba, Roberto Rodrigues – o Palhaço Palito – lembra que o espetáculo é para toda a família.
“Sou formado em artes cênicas e já dei muita aula de palhaçaria pelo Brasil afora. Mas, poder estar na minha cidade, fazendo o que eu gosto, com a plateia lotada, me deixa muito emocionado”, disse Roberto.
Diversão para todos
Também morador de Guaratiba, o artista circense e filósofo Doda Paranhos foi assistir as apresentações desse sábado no Museu Casa Darcy Ribeiro. Ele disse se sentir realizado pela comunidade estar tendo esse espaço.
“O espetáculo foi incrível, os palhaços são muito afiados. Quando eu estava vindo para cá, o ônibus estava cheio, e desceu tanta gente no ponto aqui, para vir a Casa Darcy Ribeiro, que os outros passageiros chegaram a perguntar se aqui era o ponto final. Então, acho que isso simboliza um pouco como esse evento está sendo um sucesso”, contou Doda.
A pedagoga Graça Maria, moradora de Ponta Negra, foi assistir aos espetáculos junto com o marido. Apesar de já ter ido visitar o museu, essa foi a primeira vez que ela foi a um evento no espaço.
“Eu me diverti demais hoje. Acho que esses eventos agregam muito, porque mostram o que a cidade tem a oferecer culturalmente aos moradores e aos turistas. A casa tem uma importância muito grande para todos, por tudo que o Darcy representa na história e na educação”, afirmou Graça.
Programação
Neste domingo (19/01), às 17h, a Casa Darcy Ribeiro recebe os maricaenses do Sambasè, que se intitulam “a menor Big Band de samba de Maricá”.
Já no próximo fim de semana do Verão no Museu, o público vai poder conferir uma nova apresentação da Orquestra Circônica no sábado (25/01), a partir de 16h30.
No domingo (26/01) é dia de curtir o Choro de Cordel, grupo que mistura a rabeca e a viola caipira aos instrumentos tradicionais do choro: flauta transversa, violão de 7 cordas e pandeiro. A apresentação começa às 10h. As atrações têm entrada gratuita.