Alunos aprendem sobre cultura aeroportuária e descobrem novas paixões
Na tarde da sexta-feira (22/08), alunos da Escola Municipal Professora Dilza da Silva Sá Rego, localizada em Jaconé, visitaram o Aeroporto de Maricá, acompanhados pela diretora Raquel Cristina Ferreira de Moraes Chagas, professores e pela Guarda Municipal de Maricá. A visita fez parte do Projeto Guarda Mirim, que visa ampliar as possibilidades de aprendizado dos alunos.
O que os alunos aprenderam
Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o aeroporto e aprender sobre a cultura aeroportuária. A equipe do aeroporto explicou os riscos associados à aviação, como a soltura de balões e pipas perto do aeroporto, e destacou a importância do descarte correto do lixo para evitar a atração de aves, que podem representar risco para as aeronaves.
Depoimentos
“A Guarda Mirim vem acrescentar possibilidades de ampliar conhecimento. Eles estão adorando a visita ao aeroporto.” –Raquel Cristina Ferreira de Moraes Chagas, diretora da escola.
“A ideia é transformar o guarda-mirim no seio da sua família como multiplicador de informações. Ele capta essas informações de cidadão dentro desses grupamentos e leva para o seio da sua família.” – Cláber Cardoso, responsável pelo Setor de Projetos.
“A gente tenta despertar também a paixão pela aviação. Muitos aqui dizendo, ‘Ah, eu já quero ser piloto, eu quero ser comissária de bordo!’ Despertam a vontade por uma profissão que muitos, que não conhecem a aviação, acham impossível.” – Bruno Marinho, superintendente de Segurança de Voo.
“Um dos aspectos mais interessantes do modelo educacional baseado em comunidades de aprendizagem é o protagonismo que damos aos alunos. Eles têm a liberdade de escolher o que querem pesquisar e aprender, o que os torna mais engajados e motivados.” – professor Rafael Nazaré, tutor especialista em História e Comunidade.
“É um momento de mais conhecimento, porque eu comecei a pesquisar aviões há pouco tempo. Vir aqui foi um meio de aprendizagem maior.” – Luis Adriano Costa Monteiro, aluno.
“Eu estou achando bastante legal a visita. Quando chegou a Guarda Mirim este ano, foi meio que um reforço de conhecimentos: sobre respeito, amor, empatia, solidariedade, conhecimento… essas coisas! É isso que estamos aprendendo.” – João Miguel Marins Peres de Siqueira, aluno.
A visita foi considerada super satisfatória, e as crianças demonstraram grande entusiasmo e satisfação ao conhecer as aeronaves. A equipe do aeroporto também busca despertar a paixão pela aviação nas crianças, incentivando-as a considerar carreiras nessa área.

