Washington Quaquá visita obras do Parque Tecnológico no primeiro ato público como prefeito eleito

Ao lado do prefeito Fabiano Horta, ele anunciou projetos e a equipe de transição

As obras do Parque Tecnológico de Maricá, em Ubatiba, foram o local escolhido para o primeiro ato público do prefeito eleito Washington Quaquá, nesta segunda-feira (7), após a finalização do processo eleitoral. Ele frisou que, entre os compromissos de governo, está fortalecer cada vez mais uma nova economia baseada na ciência e na tecnologia, como referência para o Brasil.

O Parque Tecnológico, idealizado e desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), será um grande ecossistema de inovação, com entrega da primeira parte em junho de 2025.

“Nós vamos fazer um forte trabalho de transformação econômica de nossa cidade. É importante estarmos aqui para mostrar que já estamos construindo essa nova economia baseada na ciência e na tecnologia. Nós vamos industrializar Maricá com alta tecnologia. Iniciei conversas com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) para que sejamos cidade referência para o setor”, disse Quaquá em meio a anúncios de projetos de governo.

O prefeito eleito ainda anunciou a equipe de transição, com Arlen Pereira como administrador.

O vice-prefeito eleito João Maurício e o atual Fabiano Horta também estiveram presentes, ao lado de vereadores e do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

“Essas obras contam com uma metodologia de construção totalmente sustentável, privilegiando o baixo custo e a circulação de ar natural. Esse primeiro prédio será a base administrativa do nosso centro tecnológico, que contará com espaço para empresas, universidades e outras instituições. Serão três prédios, além do parque fotovoltaico. A Codemar faz sua parte de desenvolver o modelo e depois encaminha para o ICTIM gerir o projeto”, conta Lacerda.

Parque Tecnológico

O parque é um instrumento do poder público para integrar universidades, empresas, pesquisadores e investidores Parte já foi entregue e parte está em obras:

Galpão Tecnológico: entregue em 2023, funciona em Inoã e abriga a Incubadora de novos negócios focados em inovação, o Maricá Games Hub, a Fábrica de Aplicativos, a Escola de Startup e o Maricá Edutech, entre outros projetos e ações.

Estrutura principal: está em obras em Ubatiba, em frente ao Instituto Federal Fluminense (IFF), com entrega prevista para o primeiro semestre de 2025. O local terá:

Torres triplas: no total, serão três torres triplas. Uma já está em construção. A estrutura moderna e sustentável abrigará startups, empresas de pequeno e médio porte, grandes empresas, indústrias e instituições de ensino, com troca de conhecimentos e criação de novas tecnologias.

Parque voltaico: obras iniciadas. São mais de 7 mil painéis solares, com geração de 3MW por mês. Faz parte de um conjunto de dez usinas fotovoltaicas que vão tornar a administração municipal autossuficiente em energia elétrica.

MicroETE: estação inovadora de tratamento de esgoto, usando tecnologia baseada em bioinsumos. Foi desenvolvida por meio do PDI em parceria com a Universidade Federal Fluminense. Obras a iniciar.

Espaço de inovação: vai receber universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia e empresas, principalmente voltadas a alimentação, cosméticos e equipamentos para a saúde.

Integração e futura ampliação: vai incorporar áreas vizinhas de propriedade da Prefeitura de Maricá, integrando o IFF em um grande complexo tecnológico para o Estado do Rio de Janeiro.

Programas

Notícias

Brasil-França: Atletas juvenis de Maricá embarcam para intercâmbio de handebol na quarta-feira (30)

Duas equipes, masculina e feminina, de handebol de praia compostas por 22 jovens de Maricá (RJ) embarcarão numa viagem de intercâmbio de uma semana...

Maricá celebra o 102º aniversário de Darcy Ribeiro com assinatura de parcerias e programação...

Espaço cultural em Cordeirinho, oficializou cooperação técnica com Fundação Roberto Marinho e com a Fundação Darcy Ribeiro neste sábado (27) O Museu Casa Darcy Ribeiro,...

Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que declara Maricá como a Capital da Aquicultura

Produção de camarões e tilápias no Ciamar é citada na justificativa do PL Durante as décadas de 1950 a 1970, Maricá foi o maior produtor...