Inova Agroecologia Maricá faz análise de solos da Horta Comunitária de Cordeirinho

Com estudo, agricultores conseguem realizar ações para melhorar terreno

Os permissionários da Horta Comunitária de Cordeirinho receberam, no início de dezembro, a equipe do Inova Agroecologia Maricá para a entrega dos resultados da análise do solo dos seis terrenos que fazem parte do local. O objetivo do estudo é sugerir ações para melhorar o solo e a produção dos agricultores.

A engenheira agrônoma e superintendente da Biotec Maricá, Esther Flaeschen, explica que a nova fase do Inova Agroecologia busca oferecer assistência técnica voltada para os produtores.

Permissionários da Horta Comunitária de Cordeirinho recebendo orientações Foto: Paulo Ávila

“Estamos trabalhando com os agricultores que vão aos cursos de capacitação do Inova. Essa análise do solo era uma necessidade deles. Por isso, viemos aqui, coletamos, analisamos e agora estamos entregando a devolutiva dos resultados”, afirma Esther.

Ela explica que esse é só o início do processo. “Vamos ficar acompanhando. Nos cursos, por exemplo, são doados sementes e insumos para incrementar a produção desses agricultores. E agora vamos estar em uma ação mais pontual junto a eles”, conta.

Análises

A apresentação dos estudos foi feita pela engenheira agrônoma, bolsista do Inova e responsável pelo laboratório de solos do Pesagro-Rio, Mariella Camargo.

“A análise de solo é pra dar o diagnóstico do que está acontecendo aqui na área, para que os agricultores possam melhorar o terreno e produzir alimentos de boa qualidade”, analisa Mariella.

Foto: Paulo Ávila

Segundo ela, os terrenos foram analisados individualmente e, por isso, as ações sugeridas variam de acordo com os resultados de cada um.  

“Em torno de 6 meses voltaremos para coletar novas amostras e utilizar mais práticas agrícolas que melhorem a qualidade do solo”, diz.

Prática

Foto: Paulo Ávila

Entre as ações que a equipe do Inova Agroecologia Maricá ensinou para os permissionários, esteve o processo de calagem, para diminuir a acidez do dolo, e adubação orgânica.

“Foi muito produtivo essa análise. Aqui o solo não é tão bom, mas a partir de agora, com os resultados, vamos conseguir fazer ações para melhorar. Estamos bem satisfeitos”, garante a permissionária Vera Lúcia Escarton.

Programas

Notícias

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...

Projetos de produção de alimentos e plantas medicinais são visitados por equipe do Ministério...

Inova Agroecologia, Farmacopeia e Ciamar foram apresentados ao superintendente da pasta no Rio de Janeiro Projetos de produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais da...