Alunos da rede municipal de Maricá aprendem sobre cultivos orgânicos e alimentação saudável

Estudantes do 4º ano visitaram projeto da Codemar com a UFRRJ, plantaram, colheram e comeram os produtos da terra, como pitaya, batata-doce colorida e aipim

Uma sala de aula sem paredes. Ensolarada, mas com a brisa fresca das montanhas. O cheiro de terra molhada vem das lavouras irrigadas. Alimento fresco, tirado do pé. Esse foi o cenário das aulas para dezenas de alunos da rede municipal de ensino de Maricá que foram conhecer o Horto da Agrobiodiversidade, na Fazenda Pública Joaquín Piñero, na manhã desta terça-feira (16).

Antonio Carlos Abboud colheu pitayas com os estudantes. Foto: Leonardo Fonseca

“A aula aqui é mostrar para as crianças de onde vêm os alimentos, introduzir o mundo da agricultura, despertar o interesse em alimentação mais saudável. Elas não podem pensar que a comida vem do supermercado”, afirmou Antonio Carlos Abboud, um dos coordenadores do Inova Agroecologia Maricá e que recebeu as crianças de 9 e 10 anos.

As crianças puseram as mãos na terra para plantar e colher. Foto: Leonardo Fonseca

O programa, que visa introduzir cultivos orgânicos de produtos de alta qualidade no município, é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O foco é a capacitação, principalmente, da agricultura familiar e cooperativada, mas, nesta terça-feira, a vez foi de os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Marisa Letícia irem a campo. Eles plantaram feijões, colheram batata-doce e aipim e puderam degustar os legumes e também pitayas branca e rosa.

A engenheira agrônoma Lívia Bilheiro. Foto: Leonardo Fonseca

“As crianças plantaram, colheram e comeram. Esse tipo de relação com a natureza e com o alimento saudável é muito importante. São aprendizados que influenciam até na alimentação. Eles viram que alimentos saudáveis também são saborosos”, disse Lívia Bilheiro, engenheira agrônoma do programa.

Parceria importante

A atividade com estudantes tem um impacto que vai além da aprendizagem do aluno. Mostrar a cadeia produtiva dos alimentos e ensinar o sabor e o valor de uma alimentação mais saudável impacta a vida da família inteira.

Estudantes da rede municipal de Maricá aprenderam sobre cultivo de alimentos. Foto: Leonardo Fonseca

“É uma aula prática do que é sustentabilidade e agroecologia. Como o alimento é produzido, não simplesmente comprado. É uma questão de segurança alimentar. Eles aprendem o que os alimentos contribuem para a saúde e compartilham isso em casa com os seus pais. O impacto é na sua saúde, qualidade de vida e até na diminuição da evasão escolar” avalia Fernanda Garcia, superintendente da Codemar.

Fernanda Garcia é superintendente da Codemar. Foto: Leonardo Fonseca

O biólogo e gerente de Educação Ambiental da rede municipal de ensino Marcus Lacerda afirmou que a parceria é fundamental para a formação completa dos estudantes:

Alunos aprenderam e se divertiram com o sistema de irrigação do Horto da Agrobiodiversidade. Foto: Leonardo Fonseca

“Esses alunos são da educação integral. Isso não quer dizer que tenham que ficar o dia inteiro na sala de aula. Pelo contrário. A interação com a natureza faz parte do desenvolvimento delas, do aprendizado. Exploram o mundo usando todos os sentidos”, celebrou.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...