Aplaudida e elogiada, União de Maricá conquista o 4º lugar e se mantém na série ouro

Em seu primeiro desfile na Marquês de Sapucaí, a Escola de Samba União de Maricá alcançou o 4º lugar entre as 16 concorrentes e permanece na série ouro do Carnaval Carioca. A apuração foi realizada na noite desta quarta-feira (14), na Cidade do Samba, Santo Cristo, Rio de Janeiro. A Unidos de Padre Miguel foi a grande campeã, seguida por Império Serrano e Estácio de Sá.

A grande homenagem aos compositores que mudam vidas a partir de seus versos e melodias do enredo “O Esperançar do Poeta” exaltou a vida e obra de Guaracy Sant’anna, o Guará, autor de sambas marcantes, como “Sorriso Aberto”, “Problema Social” e “Singelo Menestrel”. A escola foi a sexta a se apresentar no primeiro dia dos desfiles na sexta-feira(9).

Foto: Evelen Gouvêa

“Belo trabalho da União de Maricá. Muita garra, beleza e profissionalismo. O 4° lugar é uma grande vitória”, afirmou o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda.

Ele também elogiou a dedicação de todos os que participaram e organizaram o desfile. “Viva a União de Maricá!”

Vitória

O diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Sady Bianchin, também reforçou que a participação da escola na Série Ouro já é uma vitória para a cidade.

“O carnaval é a maior reinvenção democrática da ancestralidade do povo brasileiro, solidária , inovadora e empreendedora no âmbito do desenvolvimento da economia criativa e circular” disse.

Para ele, a participação da União de Maricá na série Ouro revitaliza a indústria da tradição que aquece o mercado cultural. “Além disso, coloca Maricá no mapa afetivo da cultura popular brasileira, único lugar onde não somos colônia”, acrescenta Sady.

Viradouro se consagra campeã do Grupo Especial

A região está bem representada no carnaval carioca. A cidade vizinha, Niterói, viu a Viradouro se consagrar campeã pela terceira vez. Com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a agremiação falou de uma grande cobra mítica que serpenteia entre crenças africanas e uma poderosa irmandade de guerreiras.

O diretor de Licitações da Codemar, Luiz Jordão, também é membro da diretoria da Vermelho e Branco de Niterói e celebrou. “Eu estou muito feliz com esse título da Viradouro. Ele premia a garra, a determinação, o profissionalismo na gestão à frente da escola”, afirmou.

Luiz Jordão na companhia do Presidente da Viradouro, Marcelinho Calil com a troféu de campeã do Carnaval 2024. Foto: Divulgação

“Eu, como parte da diretoria da Viradouro, fico com uma sensação de dever cumprido, de entrega”, ressaltou.

Segundo Jordão, investir no carnaval e na cultura gera retornos para a sociedade. “Fico muito feliz em ver que Maricá está no mesmo caminho de investir no carnaval. Fomentar a cadeia produtiva do carnaval, fomentar o turismo e a cultura é muito importante. Ter a União de Maricá cada vez mais forte vai se refletir num grande retorno. É muito importante esse investimento e esse apoio da Prefeitura de Maricá”, finaliza.

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...