Encontro foi uma iniciativa da Secretaria de Economia Solidária de Maricá
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) participou de uma reunião sobre geração de renda e emprego para a comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e demais orientações sexuais e identidades de gênero). A iniciativa da Secretaria de Economia Solidária de Maricá aconteceu na última semana.
“Fomos convidados por eles, que sofrem muito preconceito, discriminação e violência. Um público com muita vulnerabilidade social e ao mesmo tempo com muito talento. São pessoas muito talentosas que estão na arte e na cultura de vários lugares”, comentou o diretor de Economia Solidária da Codemar, Eugênio Soares.
Foram debatidas oportunidades de empregabilidade e apoio em suas causas sociais e contra violências.
“Fomos chamados para ver como a Codemar pode oportunizar áreas de atuação dentro dos projetos já existentes, além da criação de projetos também voltados para eles”, disse.
Respeito e oportunidades
A Secretária de Economia Solidária de Maricá afirma que é preciso que se constitua um espaço perene de diálogo para que as demandas do público LGBTQIA+ e suas contribuições possam ser ouvidas e compartilhadas.
Segundo a Secretaria, existe o incentivo pela luta por direitos iguais, contra o preconceito e a discriminação. Além disso, buscam a oportunidade de transversalizar as secretarias de Direitos Humanos e Cultura e articular equipamentos públicos para a ampliação dos projetos culturais na cidade.