Combate ao assédio é tema de palestra na Codemar

Ação faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

O segundo dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) abordou o tema “assédio”. A ação faz parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA).

“O termo ‘assédio’ entrou para a sigla da CIPA recentemente e mostra a importância que o tema vem tendo. Às vezes, o assédio é tão velado que a vítima nem percebe que está sofrendo”, disse o técnico de Segurança do Trabalho e advogado Fábio Miranda, do West Group, que ministrou a palestra durante a manhã.

Fábio Miranda ministrou palestra sobre assédio a funcionários da Codemar. Foto: Paulo Ávila

Segundo Miranda, existem algumas estratégias para evitar o assédio e a primeira delas é “agir com bom senso, racionalidade e se colocar sempre no lugar do outro”.

Linha tênue

Muito se fala sobre assédio moral. Para identificá-lo, é preciso reconhecer situações repetitivas, constantes, que afetem a saúde mental e física.

“Discutir e xingar um colega de trabalho pode até configurar um crime, mas não assédio, já que é uma coisa pontual”, explicou.

Exigir metas dos funcionários não é assédio, mas passaria a ser se a meta for irreal e direcionada a apenas uma pessoa, por exemplo. O uso de câmeras também não é assédio, desde que não sejam instaladas em ambientes como banheiros e vestiários.

A colaboradora Katia Pereira achou a palestra de suma importância. Foto: Paulo Ávila

O que fazer

O funcionário que estiver sofrendo assédio precisa reunir provas. A primeira delas é anotar datas e horários onde as situações acontecem. Isso é importante, segundo Miranda, para provar a característica de reincidência do assédio. Reunir testemunhas também é boa estratégia.

Combate

“O combate ao assédio passa pela informação. É isso que a Codemar está fazendo, mostrando o que é o assédio e oferecendo canais para denúncia”, disse Miranda: “Isso mostra a seriedade da empresa”.

A palestra foi muito bem recebida pela plateia.

“A gente sofre muitos preconceitos na vida. Não tem espaço para assédio dentro do trabalho. É preciso respeitar limites”, avaliou Katia Pereira, funcionária do arquivo da Codemar.

Outras atividades

Durante a tarde, foi oferecida sessão de massagem aos colaboradores. Foto: Paulo Ávila

Durante a tarde, foi oferecida massagem aos colaboradores da Codemar. A SIPAT segue na quarta-feira (18/10) com palestra “Segurança de voo com a empresa SERIPA III”, às 9h. No período da tarde, às 14h, ação com psicólogo e nutricionista.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...