Pomar do projeto Inova recebe visitantes
O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local conhecer a atuação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) na Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraiado.
No local, são produzidas diversas variedades de frutas e legumes orgânicos, com o objetivo de disseminar sementes e informações para que agricultores maricaenses produzam os alimentos de alto valor econômico.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá(Codemar), Hamilton Lacerda, explicou que o horto se encaixa num modelo que dialoga com o futuro da cidade.
“A fazenda já se tornou um grande exemplo de experimentos e espaço de capacitação para toda a população”, disse.
Lacerda acrescentou que a ideia é introduzir na cidade novas culturas, por meio de espécies que sejam competitivas no mercado.
“São elementos que já estão sendo utilizados por restaurantes da cidade, dentro das nossas atividades de fomento ao turismo. É um prazer proporcionar este projeto junto com a UFRRJ, que vai despontar uma série de oportunidades para o futuro de nossa cidade”, afirmou.
A Visita
Os participantes da visita guiada se dividiram em sete equipes e desbravaram o horto na companhia dos engenheiros agrônomos nas tendas relacionadas a cana-de-açúcar, pitaya, aipim, flores ornamentais, batatas coloridas, pimenta e adubação verde.
Moradora de Cordeirinho, Cléo Lucindo, 60 anos, é permissionária da horta do bairro. Junto com um grupo atuante, realiza oficinas e planta diversos produtos do Inova. “O projeto transmite conhecimento para a gente, o que é de extrema importância na atuação da horta”, conta.
O passeio foi encerrado com degustação de caldo de cana , além de produtos orgânicos como pitaya e batata doce.
Inova Agroecologia Maricá
O projeto é uma cooperação técnica com o objetivo de desenvolver ações agroecológicas nos eixos do turismo rural, saúde, políticas públicas e assistência técnica e rural.
“Estamos concretizando uma inovação que é um projeto de pesquisa e desenvolvimento junto com a Codemar. Estamos completando dois anos de atuação do projeto aqui na cidade e este legado é um mérito da cidade”, explicou o coordenador do Inova e engenheiro agrônomo, João Araújo.
Em breve será divulgada nova data para visitação.