Lagoa Viva amplia atuação para lagoas de Jacaroá e Boqueirão

Objetivo é chegar a 70 pontos de aplicação em 2024

Após os ótimos resultados do Programa Lagoa Viva na Lagoa de Araçatiba, o projeto vai ser ampliado, nos próximos meses, para as lagoas de Jacaroá e Boqueirão. O objetivo é aumentar a aplicação para cerca de 70 pontos, entre amostragem e dosagem, nas lagoas.

“O projeto começou com aplicação na Lagoa de Araçatiba, onde obtivemos sucesso, com resultados acima dos parâmetros de oxigênio exigidos pelos órgãos oficiais de fiscalização do meio ambiente. E a partir desse sucesso nós vamos ampliar”, explica o coordenador do Programa Lagoa Viva, Eduardo Britto.

Foto Paulo Ávila

Ele relembra que a fase de ampliação é progressiva, porque cada lagoa possui uma característica diferente.

“Precisamos estudar as particularidades das lagoas para poder regular a quantidade de bioinsumos em cada uma delas”, afirma.

Qualidade da água

Foto: Leonardo Fonseca

Segundo Eduardo Britto, as características naturais das lagoas de Maricá não permitem que a água fique cristalina, o que não significa um problema. A coloração acontece porque ela é rasa, e quando bate o vento, a areia do fundo levanta.

“Hoje, a Lagoa de Araçatiba é limpa, não tem mais odor, existem mais seres vivos e peixes. Você tem uma lagoa que promove o reencontro da cidade com o seu principal patrimônio cultural ,que é o sistema lagunar. Um trunfo do programa é que ele combina várias dimensões do desenvolvimento da cidade: social, cultural, ambiental e econômico”, analisa Eduardo Britto.

Lagoa Viva

Lançamento de bioinsumos Foto: Leonardo Fonseca

O Lagoa Viva é executado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

No programa, são aplicados na lagoa os micro-organismos vivos sem nenhum tipo de química – chamados de bioinsumos. Eles consomem a matéria orgânica, devolvendo para o meio ambiente o oxigênio que permite o surgimento de novos seres, – que se tornam alimentos para peixes –, promovendo o aumento da quantidade de peixes.

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...