Lagoa Viva amplia atuação para lagoas de Jacaroá e Boqueirão

Objetivo é chegar a 70 pontos de aplicação em 2024

Após os ótimos resultados do Programa Lagoa Viva na Lagoa de Araçatiba, o projeto vai ser ampliado, nos próximos meses, para as lagoas de Jacaroá e Boqueirão. O objetivo é aumentar a aplicação para cerca de 70 pontos, entre amostragem e dosagem, nas lagoas.

“O projeto começou com aplicação na Lagoa de Araçatiba, onde obtivemos sucesso, com resultados acima dos parâmetros de oxigênio exigidos pelos órgãos oficiais de fiscalização do meio ambiente. E a partir desse sucesso nós vamos ampliar”, explica o coordenador do Programa Lagoa Viva, Eduardo Britto.

Foto Paulo Ávila

Ele relembra que a fase de ampliação é progressiva, porque cada lagoa possui uma característica diferente.

“Precisamos estudar as particularidades das lagoas para poder regular a quantidade de bioinsumos em cada uma delas”, afirma.

Qualidade da água

Foto: Leonardo Fonseca

Segundo Eduardo Britto, as características naturais das lagoas de Maricá não permitem que a água fique cristalina, o que não significa um problema. A coloração acontece porque ela é rasa, e quando bate o vento, a areia do fundo levanta.

“Hoje, a Lagoa de Araçatiba é limpa, não tem mais odor, existem mais seres vivos e peixes. Você tem uma lagoa que promove o reencontro da cidade com o seu principal patrimônio cultural ,que é o sistema lagunar. Um trunfo do programa é que ele combina várias dimensões do desenvolvimento da cidade: social, cultural, ambiental e econômico”, analisa Eduardo Britto.

Lagoa Viva

Lançamento de bioinsumos Foto: Leonardo Fonseca

O Lagoa Viva é executado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

No programa, são aplicados na lagoa os micro-organismos vivos sem nenhum tipo de química – chamados de bioinsumos. Eles consomem a matéria orgânica, devolvendo para o meio ambiente o oxigênio que permite o surgimento de novos seres, – que se tornam alimentos para peixes –, promovendo o aumento da quantidade de peixes.

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...