Maricá leva ferramenta inovadora de investimento na natureza à COP-28, que começa em Dubai

Codemar busca atrair investidores do mundo todo para a Plataforma Mumbuca Verde, que traz engenharia inovadora

A COP-28, Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, começou nesta quinta-feira (30) em Dubai, nos Emirados Árabes, com a expectativa de avanços no combate às mudanças climáticas causadas pela emissão dos gases de efeito estufa. Maricá participa do encontro apresentando para empresas e investidores de todo o mundo a Plataforma Mumbuca Verde.

Trata-se de uma ferramenta que permite a pessoas e empresas de todos os tamanhos investir na natureza. Quem está em Dubai para conduzir os negócios com a plataforma é a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, participa da conferência. Foto: divulgação

“Maricá e a Codemar não poderiam estar fora deste deste evento. A Plataforma Mumbuca Verde é uma inovação feita por nós que permite investir na preservação de ativos ambientais, como nascentes de água, lagoas e florestas”, afirmou o presidente da companhia, Hamilton Lacerda, que está na COP-28.

Hoje, as principais empresas globais buscam formas de compensar o impacto que provocam no mundo. É uma das exigências do mercado internacional. A Mumbuca Verde permite justamente isso, de forma simples.

A Conferência do Clima COP-28 está sendo realizada em Dubai. Foto de divulgação/UNClimateChange

Olhos para Maricá

A ferramenta é simples e fácil de usar, mas embute uma complexa e inovadora engenharia, com registro na Bolsa e tecnologia blockchain, que impede fraudes. Isso é importante porque os investidores buscam investimentos seguros e confiáveis.

Lacerda diz que o objetivo de Maricá na COP-28 é atrair investidores e empresas que já entenderam que a preservação é o principal caminho para o desenvolvimento econômico sustentável.

A Conferência do Clima COP-28 está sendo realizada em Dubai. Foto de divulgação/UNClimateChange

“Tenho certeza de que vários investidores do mundo inteiro vão voltar os olhos para Maricá e apostar nessa ideia”, acrescenta o presidente da Codemar.

Como funciona

A partir do investimento pela plataforma, empresas e cidadãos poderão obter o Selo Verde, que abre novas portas para produtos e negócios. O certificado também oferece às empresas uma série de benefícios, como uso de práticas sustentáveis, acesso a crédito com juros menores, preferência em licitações, acesso a incentivos públicos etc.

Uma das áreas que dão lastro à Mumbuca Verde. Foto: Divulgação

A plataforma é inovadora porque permite que as empresas tenham acesso a uma certificação de ponta, que gera inúmeros benefícios positivos e comprovados, sem precisar investir quantias grandiosas, sem precisar contratar consultorias e sem precisar desenvolver projetos específicos.

Cada ativo negociado pela plataforma garante a conservação de uma determinada área de floresta nativa. Não se trata apenas de adotar medidas como cercar a área. E sim de remunerar produtores rurais e pesquisadores para conservar o local. Ou seja, além de preservação ambiental, a Mumbuca Verde gera emprego, renda e conhecimento.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...