Maricá mostra seu potencial em Petrópolis na quarta edição da Worktour

Feira de negócios e turismo é realizada pela Codemar e Prefeitura de Maricá

A cidade de Maricá mostrou suas belezas, forças e potencialidades na 4ª Mostra Maricá de Turismo e Negócios Worktour, realizada em Petrópolis, na Região Serrana, nesta quarta-feira (16). O evento, produzido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, tem a missão de captar oportunidades econômicas para o município. Gestores municipais falaram a uma plateia de empreendedores e membros do governo local.

Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, durante apresentação na feira Worktour. Foto: Allan Tavares

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, abordou o papel da companhia em desenhar o futuro de Maricá, o que passa por um bom relacionamento com os outros municípios.

“Nós usamos o recurso dos royalties do petróleo para criar um futuro com geração de emprego, desenvolvimento sustentável, distribuição de renda e respeito ao meio ambiente. Mas isso tudo depende também de uma boa relação com os vizinhos”, explicou Lacerda logo no início do seu painel, o primeiro do evento.

Cidade plural

Ainda segundo o presidente da Codemar, Maricá tem uma série de variáveis que destacam o município.

“Temos praia, farol, história, turismo rural e até questões pitorescas, como a visita de Charles Darwin”, completou Lacerda.

Além do eixo turístico, Maricá mostrou outras potencialidades. Destaque para o aeroporto da cidade, focado no mercado offshore.

“Desde o início de agosto, já temos 450 pessoas passando pelo nosso terminal de passageiros todos os dias. Em janeiro, o número de voos vai aumentar para 54 por dia. Isso impacta no turismo, na gastronomia, na hospedagem. E estamos de olho em todos esses eixos”, completou Lacerda.

Participantes

A feira de negócios contou com estandes das principais políticas maricaenses. A Biotec, subsidiária da Codemar para biotecnologia, mostrou projetos de produção sustentável de alimentos e tecnologia de tratamento de resíduos e despoluição. O Tarifa Zero, o programa Renda Básica da Cidadania (RBC) pagos em moeda social Mumbuca, o próprio Banco Mumbuca, o Passaporte Universitário, e as secretarias da Prefeitura de Maricá, além dos parceiros InterTV e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio.

Executivos da Codemar e da Secretaria de Turismo de Maricá participaram da feira. Pedro Mota (diretor da Codemar), Thiago Medina (subsecretário de Turismo) e Hamilton Lacerda (presidente da Codemar). Foto: Allan Tavares

Retrato para o investidor

Políticas sociais como a Tarifa Zero e a moeda Mumbuca prenderam a atenção da plateia, onde estava a secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon.

A secretária municipal de Turismo de Petrópolis participou da feira de negócios e turismo Worktour. Foto: Allan Tavares

“Esta troca de experiência com uma cidade que tem demonstrado uma gestão eficiente é de suma importância. Petrópolis está lançando a sua moeda social e já estamos em contato com Maricá por isso. Daqui sairão certamente negócios e parcerias, frisou Silvia.

Petrópolis em Maricá, e Maricá no mundo

Sílvia Guedon antecipou que a cidade foi convidada a fazer evento semelhante em Maricá e que aceitou a missão:

“Petrópolis estará em Maricá em breve. É realmente um evento importante para o turismo e os negócios”, avaliou.

José Alexandre Almeida, secretário municipal de Promoção e Projetos Especiais de Maricá. Foto: Allan Tavares

O secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre Almeida, revelou que as próximas edições do Worktour serão no Sul Fluminense e que já está planejada uma missão em Lisboa, Portugal, em março do ano que vem.

“Maricá tem que surgir como uma opção de investimento. O Worktour é para isso, para mostrar as nossas políticas e nosso potencial em todas as áreas. E eles são muitos. Mostrar para todos a nossa gestão para o futuro”, pontuou José Alexandre.

Turismo

O evento chamou a atenção para as amigas e empreendedoras do turismo Joana D’Arc Gonçalves e Norma Sueli. Ambas são agentes de viagem e guias.

“A receptividade aqui na feira foi fundamental. Além do povo receptivo, conheci muitos projetos que chamam a atenção como a produção agrícola. É um tipo de turismo importante, além dessas belas paisagens”, disse Norma.

A cantora Vivi Serrano: talento de Maricá na música se apresentou na Worktour em Petrópolis. Foto: Allan Tavares

Joana já colocou na agenda a visita à cidade: “Eu ouço todo mundo falar muito bem de lá. Já queria ir tem um tempo, agora, depois do que vi, de janeiro não passa”, decretou a agente de turismo.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...