Feira de negócios e turismo é realizada pela Codemar e Prefeitura de Maricá
A cidade de Maricá mostrou suas belezas, forças e potencialidades na 4ª Mostra Maricá de Turismo e Negócios Worktour, realizada em Petrópolis, na Região Serrana, nesta quarta-feira (16). O evento, produzido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, tem a missão de captar oportunidades econômicas para o município. Gestores municipais falaram a uma plateia de empreendedores e membros do governo local.
O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, abordou o papel da companhia em desenhar o futuro de Maricá, o que passa por um bom relacionamento com os outros municípios.
“Nós usamos o recurso dos royalties do petróleo para criar um futuro com geração de emprego, desenvolvimento sustentável, distribuição de renda e respeito ao meio ambiente. Mas isso tudo depende também de uma boa relação com os vizinhos”, explicou Lacerda logo no início do seu painel, o primeiro do evento.
Cidade plural
Ainda segundo o presidente da Codemar, Maricá tem uma série de variáveis que destacam o município.
Além do eixo turístico, Maricá mostrou outras potencialidades. Destaque para o aeroporto da cidade, focado no mercado offshore.
“Desde o início de agosto, já temos 450 pessoas passando pelo nosso terminal de passageiros todos os dias. Em janeiro, o número de voos vai aumentar para 54 por dia. Isso impacta no turismo, na gastronomia, na hospedagem. E estamos de olho em todos esses eixos”, completou Lacerda.
Participantes
A feira de negócios contou com estandes das principais políticas maricaenses. A Biotec, subsidiária da Codemar para biotecnologia, mostrou projetos de produção sustentável de alimentos e tecnologia de tratamento de resíduos e despoluição. O Tarifa Zero, o programa Renda Básica da Cidadania (RBC) pagos em moeda social Mumbuca, o próprio Banco Mumbuca, o Passaporte Universitário, e as secretarias da Prefeitura de Maricá, além dos parceiros InterTV e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio.
Retrato para o investidor
Políticas sociais como a Tarifa Zero e a moeda Mumbuca prenderam a atenção da plateia, onde estava a secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon.
“Esta troca de experiência com uma cidade que tem demonstrado uma gestão eficiente é de suma importância. Petrópolis está lançando a sua moeda social e já estamos em contato com Maricá por isso. Daqui sairão certamente negócios e parcerias, frisou Silvia.
Petrópolis em Maricá, e Maricá no mundo
Sílvia Guedon antecipou que a cidade foi convidada a fazer evento semelhante em Maricá e que aceitou a missão:
“Petrópolis estará em Maricá em breve. É realmente um evento importante para o turismo e os negócios”, avaliou.
O secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre Almeida, revelou que as próximas edições do Worktour serão no Sul Fluminense e que já está planejada uma missão em Lisboa, Portugal, em março do ano que vem.
“Maricá tem que surgir como uma opção de investimento. O Worktour é para isso, para mostrar as nossas políticas e nosso potencial em todas as áreas. E eles são muitos. Mostrar para todos a nossa gestão para o futuro”, pontuou José Alexandre.
Turismo
O evento chamou a atenção para as amigas e empreendedoras do turismo Joana D’Arc Gonçalves e Norma Sueli. Ambas são agentes de viagem e guias.
“A receptividade aqui na feira foi fundamental. Além do povo receptivo, conheci muitos projetos que chamam a atenção como a produção agrícola. É um tipo de turismo importante, além dessas belas paisagens”, disse Norma.
Joana já colocou na agenda a visita à cidade: “Eu ouço todo mundo falar muito bem de lá. Já queria ir tem um tempo, agora, depois do que vi, de janeiro não passa”, decretou a agente de turismo.