Evento apresenta dados de segurança e reafirma importância da colaboração da sociedade civil e iniciativa privada no tema
A segurança pública é participativa: este é o extrato do resultado do trabalho realizado ao longo de três anos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maricá e apresentado no seminário S4.0, nesta terça-feira (27), numa parceria da câmara, com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e uma série de outras organizações da sociedade civil.
“Esse trabalho é realizado pela CDL há três anos unindo os atores da sociedade, principalmente a iniciativa privada, em prol deste tema, segurança, tão relevante para todos. O privado pode e deve colaborar”, indicou Paulo Santos, presidente da CDL.
Além de empresários e organizações civis da cidade, participaram do seminário membros das polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
“O S4.0 é a participação da sociedade civil na segurança pública, dando informações, observando o que acontece em cada rua, em cada área. E cada região deve criar suas próprias estratégias de segurança porque cada realidade é diferente”, disse o especialista em segurança major PM Douglas Andrade.
O oficial participou ativamente na construção de uma série de ações que levaram à redução dos índices de criminalidade em áreas da Zona Sul carioca, como Lagoa Rodrigo de Freitas, e participa do desenho das ações do S4.0 em Maricá.
O seminário
O S4.0 é um dos pontos de ação do evento Celebrar Maricá, que nos meses de dezembro e janeiro realizou uma série de eventos para potencializar a economia e a solidariedade na época marcada pelo Natal e festividades de ano novo. Este foi o segundo seminário S4.0 realizado. O Celebrar Maricá é realizado pela CDL Maricá e conta com o apoio da Codemar.