SIPAT apresenta palestras sobre segurança aeroportuária e uso correto de EPIs

Programação continua até sexta-feira (20/10)

Segurança de voo e uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI) foram os temas abordados nesta quarta-feira (18/10) durante a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Foto: Paulo Ávila

O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA lll), que faz parte do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira, mostrou como identificar os procedimentos operacionais recomendados no pátio e área de manobras ressaltando os aspectos de segurança.

Para o coordenador de Segurança Operacional do Aeroporto de Maricá, Frederico Azevedo, a abordagem é necessária, já que a Codemar está inserida dentro do sítio aeroportuário.

“É importante para a gestão aeroportuária manter todas as equipes integradas, participativas e atuantes na segurança operacional. A palestra ajuda a ter uma consciência situacional do aeroporto. E nos ajuda a incentivar as pessoas a contribuírem para a segurança, aprenderem a sua importância e a contextualizar dentro do nosso ambiente”, destacou o coordenador Frederico.

Uso de equipamentos e a NR 6

Durante a palestra sobre a Norma Regulamentadora 6, que fala a respeito do uso de Equipamento de Proteção Individual nas áreas do ambiente de trabalho, o supervisor técnico da empresa de treinamentos industriais e marítimos West Group, Riverton Silva de Carvalho, destacou que o uso dos EPIs atua não só na proteção física, mas também na proteção psicológica do trabalhador.

“Aqui nós temos riscos como ruídos, nós temos o querosene de aviação, além da ergonomia. O EPI abre um leque não só voltado para trabalho em altura e proteção respiratória; ele também busca a proteção auditiva, visual e a proteção das mãos. O uso da EPI é de suma importância, para o empregador e também para a força do trabalho”, explicou.

Integração e oportunidades

Os alunos do curso de capacitação profissional em Planejamento de Controle de Produção do programa “Qualifica Maricá”, do polo Centro e do polo Itaipuaçu, foram convidados a assistir a primeira palestra do dia. O grupo, que realiza visitas ao Aeroporto de Maricá com o objetivo de observar a atuação prática de profissionais da área, foi convidado para adquirir conhecimento com profissionais da reserva da Força Aérea Brasileira.

“Desde o início do Qualifica, hoje estamos no quinto ciclo e trabalhamos com três em cada ano. Eu trago os nossos alunos para novas experiências. Eu trazia alunos do curso de logística para focar na área da aviação e depois mudamos para o Planejamento de Controle de Produção. Agora focamos no controle operacional”, comentou a instrutora de CPC do polo Itaipuaçu, Marcele Santos.

Foto: Paulo Ávila

Serviço:
SIPAT da Codemar
Data: Até 20 de outubro
Horários: 9h às 12h e 14h às 16h

19/10
10h- Orientação IST/Verificação PA/HGT com a enfermeira, Ana Oliveira.
11h- Palestra sobre o câncer de mama com a enfermeira, Ana Oliveira.
14h- Designer de sobrancelhas com Camila.

20/10
10h- Conservação Meio Ambiente / Coleta Seletiva / Sustentabilidade com Fabio Martins.
14h- Aplicação de Reiki e Holoterapia com Edison Lopes.
15h30 – Encerramento

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...