Capital do handebol de praia, Maricá promove curso para preparar professores

Profissionais vão atuar em núcleos recém-lançados na cidade

Professores de educação física que vão atuar nos recém-criados núcleos de iniciação ao handebol de Maricá participam nesta sexta (23) e sábado (24) de um curso de formação continuada de handebol de praia para atuar como professores e monitores do projeto gratuito e voltado para jovens entre 11 e 16 anos. Os polos iniciam as atividades dia 27/02 nos bairros Parque Nanci, Barroco, Flamengo e São José do Imbassaí. No inicio do mês, a cidade ganhou o primeiro núcleo de iniciação ao handebol na Barra de Maricá.

Foto: Leonardo Fonseca

As aulas teóricas e práticas aconteceram nas dependências da Escola Municipal vereador João da Silva Bezerra, na Barra de Maricá, e os participantes puderam fazer uma imersão no esporte em que o Brasil é pentacampeão mundial entre os homens; enquanto as meninas já conquistaram o mundial por três vezes.

Entre as regras e princípios apresentados, estavam a filosofia do handebol baseada nos princípios do fair play, respeitando o fluxo do jogo e integridade e corpo dos jogadores. Também foram abordadas outras características como o contexto histórico da modalidade, potencial do esporte, regras básicas, fundamentos, sistema de jogo, parte prática, ataque e sistemas defensivos.

Foto: Leonardo Fonseca

O professor de educação física Rodrigo dos Santos, 32 anos, vê a chegada do projeto na cidade como a realização de um sonho. Morador de São Jose do Imbassaí, sempre praticou o esporte em outras cidades. “Comecei no handebol aos 10 anos de idade na escola, migrei para o clube em Niterói e segui para São Paulo, onde joguei profissionalmente. Ganhei uma bolsa de estudos, fiz faculdade, me formei e agora estou tendo a oportunidade de vivenciar o handebol na minha cidade. Isso é um sonho, algo que sempre quis. As crianças de hoje terão essa oportunidade”, celebra.

Instrutora coleciona títulos no esporte

Responsável por desenvolver o projeto com os professores, Thamiris Madeira Duarte é ex-atleta e atual coordenadora nacional do programa de mini handebol de praia da Confederação Brasileira. Coleciona títulos com resultados expressivos em nível nacional tanto como atleta quanto como treinadora.

Foto: Leonardo Fonseca

“Nosso intuito é capacitar professores de educação física a dar seus primeiros passos neste mundo novo e desenvolver suas aulas e treinos em prol do handebol de praia”, diz.

Segundo ela, o handebol de praia pode ser uma poderosa ferramenta pedagógica na prática extracurricular, como equipes de iniciação esportiva, equipes de treinamento e/ou especialização, sendo uma modalidade coletiva com grande potencial de desenvolvimento.

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...